Os investigadores da Fraunhofer Portugal AICOS desenvolveram uma nova ferramenta que detecta automaticamente e reconhece as actividades de comer e beber. O objectivo desta investigação, no âmbito do projecto DEMSmartMoves, é reconhecer as actividades de comer e beber dos utilizadores. No caso de o utilizador falhar uma refeição, o sistema deve ser capaz de enviar lembretes ao utilizador. Um smartphone e um dispositivo wearable de usar no pulso constitui o sistema que pode ser muito útil para os mais idosos, que frequentemente falham refeições, devido ao esquecimento, falta de apetite ou incapacidade de cozinhar. Isto muitas vezes está na origem de défices nutricionais na idade avançada.
Depois de um conjunto inicial de testes com utilizadores seniores num centro de dia, os investigadores estão a testar novamente os dispositivos com utilizadores idosos. Os voluntários do COLABORAR aceitaram este desafio e usaram o sensor no pulso durante 5 horas, tendo começado o teste de manhã e finalizado à tarde. Durante este período, os participantes fizeram as suas actividades diárias habituais, no centro, tais como: jogar jogos de tabuleiro, conversar, caminhar, comer (almoço) e beber.
Os voluntários do COLABORAR gostaram bastante de fazer parte desta investigação e esperam que, futuramente, esta tecnologia ajude outros seniores.