O que é o Dia Mundial da Usabilidade?
O Dia Mundial da Usabilidade ou Dia de Fazer as Coisas Mais Fáceis é uma iniciativa que se celebra em todo o mundo na segunda quinta-feira de Novembro, desde 2005, este ano a 9 de Novembro. Este evento tem como objectivo destacar o contributo das pessoas que trabalham em investigação, desenho e avaliação da experiência do utilizador de produtos ou serviços.
O tema deste ano é “Inclusão através da Experiência do Utilizador”.
“Inclusão é uma condição complexa, que em si mesma não é fácil de harmonizar, pela diversidade individual e social, por exemplo, nas oportunidades de acesso à educação, saúde e trabalho. A tecnologia hoje em dia é cada vez mais poderosa e economicamente acessível, é um factor inegável de inclusão e crescimento, detentora de uma infraestrutura de oportunidades de participação e competências de desenvolvimento em muitas áreas. Mas se a participação é uma propriedade cultural, quais são as características da tecnologia que melhor podem ajudar?” (Campus Luigi Einaudi – Itália)
Para celebrar o Dia Mundial da Usabilidade, muitas organizações criam eventos para assinalar o dia. O COLABORAR aproveita esta oportunidade para agradecer a todos os participantes nos estudos de usabilidade da Fraunhofer Portugal AICOS, pois os utilizadores são imprescindíveis para a realização destes estudos. Para além, disso, gostaríamos de apresentar os membros da equipa de investigação de Interacção Humano-Computador da Fraunhofer Portugal AICOS.
Ana Vasconcelos
A Ana Vasconcelos é Engenheira Informática. Ela tem trabalhado em muitos projectos relacionados com a Usabilidade de Interfaces para o Utilizador na área das tecnologias para Ambientes de Vida Assistida para idosos. O seu foco tem sido soluções móveis para a saúde e bem-estar, acrescentando contributos para o sucesso de intervenções baseadas em tecnologias móveis.
Catarina Correia
A Catarina Correia é Designer de Comunicação. Ela normalmente trabalha na identidade visual, no desenho de interação, ou na comunicação dos projetos. Na maior parte das vezes trabalha em aplicações móveis ou dispositivos wearables.
Eduardo Pereira
O Eduardo Pereira é Designer de Interacção e Experiência do Utilizador. Ele trabalha em projectos relacionados com jogos sérios para reabilitação terapêutica, ou tecnologias para Países em Desenvolvimento.
Elsa Oliveira
A Elsa Oliveira é Designer de Comunicação. Ela está envolvida na criação de interfaces para o utilizador em projectos de jogos sérios para prevenção de quedas e exercício físico para idosos. Costuma trabalhar em vários aspetos dos projetos, desde o conceito inicial, até à comunicação final.
Francisco Nunes
O Francisco Nunes é Engenheiro Informático. Ele está responsável pela equipa de Interacção Humano-Computador, e dá por isso suporte aos investigadores nos diferentes projetos. A sua área de investigação está ligada sobretudo às Tecnologias de Auto-cuidado e Ambientes de Vida Assistida para idosos. Ele participa frequentemente em conferências internacionais.
Jorge Ribeiro
O Jorge Ribeiro é Designer de Interação. Ele tem estado envolvido em estudos sobre investigação acerca do utilizador e design de experiência para idosos, estando por isso um contacto regular com os idosos da rede COLABORAR.
Paulo Silva
O Paulo Silva é Engenheiro Mecânico. Trabalha no desenvolvimento de um protótipo para detecção automática de Malária, garantindo a sua viabilidade mecânica, e foca-se em estudos de usabilidade com o objectivo de garantir uma utilização universal do protótipo. Em adição ao foco pelo desenvolvimento de produto, as suas áreas de interesse são: inovação, modelação CAD e impressão 3D.
Ricardo Peixoto
O Ricardo Peixoto é Engenheiro Mecânico e Designer Industrial. Trabalha com a prototipagem de objectos em 3D para vários contextos, e tem um interesse especial por produtos desenhados para resolver problemas de usabilidade ao nível da motricidade fina e da destreza manual dos idosos.
Sílvia Rêgo
A Sílvia Rêgo é Enfermeira e a responsável principal da rede de utilizadores COLABORAR. Ela coordena os testes com utilizadores, através da organização de sessões de testes, recrutamento de participantes e agendamento de testes. Ela está também envolvida em assuntos relacionados com procedimentos de organização de testes de usabilidade, ética em investigação e submissão de estudos a comissões de ética.