Num centro de investigação onde se desenha e desenvolve tecnologia para cidadãos seniores, incluí-los no processo de investigação é essencial para produzir tecnologia inovadora para o bem-estar e a qualidade de vida dos seniores.
O Living Lab COLABORAR da Fraunhofer Portugal AICOS aproxima investigadores e seniores, promovendo a interação entre eles através de parcerias com organizações da comunidade. Centros de dia, juntas de freguesia, residenciais para pessoas idosas, entre outras, aderiram a esta iniciativa. O Living Lab dá voz aos seniores e facilita a integração das suas preferências na tecnologia que visa responder às suas necessidades. Desta forma, pretende-se que a tecnologia do futuro seja companheira dos seniores e uma ferramenta verdadeiramente fácil de utilizar. Investigadores e cidadãos seniores estão a construir tecnologia que no futuro irá permitir aos mais idosos manterem-se autónomos e participativos na esfera familiar e social.
São mais de 1000 cidadãos que fazem parte do Living Lab COLABORAR. Quem quiser juntar-se a este grupo, pode inscrever-se aqui.