Este mês celebramos o 8.º aniversário do COLABORAR, assinalando o 8.º ano do COLABORAR enquanto rede de utilizadores que reúne investigadores e utilizadores.
Ao celebrarmos 8 anos é inevitável recordar o início de novembro de 2011, quando estávamos a preparar-nos para iniciar o projeto no Porto. Preparámos o trabalho administrativo relativo aos procedimentos para cumprir com os regulamentos e boas práticas de investigação. Os aspetos práticos relacionados com visitas de participantes, tais como transporte, espaço e horários adequados aos seniores foram também organizados. Procurámos e contactámos instituições locais de caráter social, propondo que fizessem parte de um projeto inovador que iria promover o contacto de investigadores de tecnologia e idosos. O objetivo era recolher dados acerca dos seus hábitos ou necessidades, explorar ideias e avaliar protótipos com utilizadores representativos.
Recrutar idosos maioritariamente vulneráveis à exclusão digital ou com reduzida confiança na utilização de tecnologia foi um desafio. Contudo, esses idosos estavam disponíveis para ouvir a nossa proposta de investigação e depois decidiram participar. Utilizadores experientes em tecnologia juntaram-se ao projeto à medida que smartphones e tablets se tornavam mais acessíveis. As necessidades dos projetos e os seus critérios de inclusão conduziram-nos a estabelecer mais parcerias. O formulário online permitiu que instituições mais distantes geograficamente também integrassem a rede. Isto resultou num banco de 1100 participantes.
O COLABORAR teve sucesso para além das nossas expectativas. Vamos celebrar a rede de utilizadores COLABORAR e os objetivos conseguidos. Em nome de toda a equipa, obrigado a todos os que se juntaram a este projeto ao longo dos últimos 8 anos. Cada um contribuiu para o nosso grande objetivo:
Compreender as pessoas para criar tecnologia.