ExerGames e ExerBalance testados por voluntários

Se aos exercícios de ginástica para seniores acrescentarmos uma componente lúdica através de jogos, o resultado é uma plataforma de jogos sérios. Isto porque são jogos e porque o seu objectivo é muito sério: a prevenção de quedas.

IMG_1824

As quedas são um problema bastante comum na população sénior. Segundo a Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia, 30% dos idosos já cairam alguma vez.  A proximidade que temos dos idosos da rede COLABORAR permite-nos saber que  52% dos idosos da nossa rede já caiu pelo menos uma vez. Para além das elevadas taxas de mortalidade e morbilidade associadas, o medo de cair é uma preocupação dos mais velhos e pode até limitar as suas actividades.

Os jogos do ExerGames, desenvolvidos no âmbito do Fall Competence Center (FCC) da Fraunhofer Portugal, foram desenvolvidos para que as pessoas possam fazer exercícios de fortalecimento muscular e treino de equilíbrio em casa e, ao mesmo tempo, divertirem-se enquanto reduzem o seu risco de queda. Nesta fase de testes, os investigadores pretendem perceber se todos os jogos são intuitivos e se, por outro lado, o seu funcionamento é o mais correcto, atendendo a que podem existir diferentes padrões de utilização.

IMG_1803

Um grupo de voluntários já testou os novos jogos do ExerGames, quer ao nível das interfaces, quer ao nível da execução dos exercícios de ginástica. E, desta vez, para além das novas interfaces de televisão, tínhamos também uma plataforma de detecção do movimento corporal e equilíbrio. A integração desta plataforma no ExerGames foi realizada no âmbito de uma tese de mestrado intitulada ExerBalance e recebeu também elogios por parte dos participantes. O ExerBalance poderá no futuro ser utilizado no processo de reabilitação de pessoas com equilíbrio instável.

IMG_1806