Estudo-piloto GoLivePhone e GoLiveClip

Um novo projecto piloto desenhado e conduzido por investigadores do Fraunhofer Portugal AICOS começou esta semana, no Porto.

O GoLivePhone é uma aplicação móvel que funciona como um verdadeiro companheiro das pessoas idosas. O GoLiveClip é um sensor wearable que capta os movimentos corporais e transmite essa informação à aplicação GoLivePhone. Após diversos testes no laboratório do Fraunhofer AICOS, os investigadores querem obter dados do mundo real acerca do uso destas tecnologias. Este estudo irá permitir aos investigadores compreender o papel da tecnologia na assistência aos idosos nas suas rotinas diárias, por exemplo, para manterem as relações sociais e para ajudá-los a monitorizar a actividade física.

O primeiro grupo de participantes da rede de utilizadores COLABORAR iniciou o estudo, através da resposta a questionários e da execução de testes físico-motores. Depois, irão participar num workshop para se familiarizarem com a aplicação e o sensor que vão levar para casa durante vários meses.

O estudo decorrerá por um período de um ano e trará informação importante sobre o uso da tecnologia pelos seniores no contexto real.