Jogos interactivos estão a ser utilizados por idosos em centro de dia

IMG_20170510_153114

Os idosos de um centro de dia do Porto estão a utilizar os jogos interactivos de exercício físico do Fraunhofer AICOS.

O equipamento está disponível no Centro Social de Soutelo para que os seniores possam exeperimentar os jogos e divertirem-se ao fazer os exercícios que foram desenvolvidos para esta faixa etária e para as suas necessidades de exercício. Estes exercícios promovem o fortalecimento muscular, o equilíbrio, a mobilidade e a flexibilidade de uma forma lúdica. Para além destes benefícios, os seniores estão a ter contacto com a aplicação das novas tecnologia na vida real; neste caso, eles podem ver os seus movimentos a serem monitorizados pelos sensores do smartphone e a indicação da sua performance durante o jogo. Desta forma, eles podem adquirir um sentimento de integração na actual sociedade digital. Ao mesmo tempo, é necessário que estejam bastante atentos enquanto jogam, o que é positivo para os idosos.

Com o objectivo de compreender o papel da tecnologia no envelhecimento activo e no bem-estar dos seniores, através da promoção da autonomia e segurança, está a ser desenvolvido um estudo que envolve os utilizadores voluntários do ExerGames, que estão a dar importantes contributos acerca das suas percepções e opiniões acerca das suas exeperiências de utilização dos nossos jogos. Paralelamente, está a decorrer outro estudo que consiste na identificação de factores que motivam os seniores a participar nestas actividades com jogos interactivos.

Este estudo está a ser muito interessante para os investigadores e estamos a gostar muito de ver os idosos a divertirem-se a jogar o ExerGames.