No âmbito da tese de mestrado intitulada LiteracyTracker, está a ser desenvolvida uma aplicação móvel para avaliar e monitorizar o grau de literacia de crianças de comunidades da África Subsariana. A aplicação consiste num pequeno conjunto de exercícios, em inglês, de resposta rápida e que recorrem a algumas técnicas de jogos.
Numa primeira fase, era necessário analisar o nível de interação que alunos portugueses, com conhecimentos básicos da língua inglesa, teriam com uma versão inicial da aplicação.
Pedimos então a crianças que estão a estudar em escolas do Porto para nos ajudarem a testar a versão inicial da aplicação. Fornecemos a cada participante um smartphone com a aplicação instalada e esperámos que concluíssem os exercícios.
Com base nos resultados destas observações e nas sugestões por parte dos próprios alunos, encontraram-se formas de melhorar a aplicação antes de a mesma ser testada em África.
O COLABORAR agradece a todas as crianças que participaram nos testes, assim como aos seus pais e professores das escolas que permitiram a sua participação.