A nossa rede

Os parceiros que tornam a nossa rede possível
e com os quais realizámos actividades de investigação

  • ACAIS – Associação de Apoio aos Idosos Sanjoanenses

    A ACAIS fica em S. João da Madeira  e promove diversas actividades dedicadas aos seniores. Em particular, adoramos ver os seus utentes a aprender a utilizar as novas tecnologias, como computadores e tablets.

  • ATL de “Pontas” Augusto Lessa e Costa Cabral

    A Junta de Freguesia de Paranhos criou o ATL de “Pontas”, que proporciona às crianças do 1.º ciclo diversas actividades lúdicas, pedagógicas, desportivas e socioculturais.

  • Cantinho dos Avós

    O Cantinho dos Avós é um centro de convívio que pertence à Junta de Freguesia de Paranhos. Fica mesmo aqui ao lado e somos sempre recebidos com muita amizade pelos seniores que lá estão.

  • Centro de Dia para Doentes de Alzheimer S. João de Deus – Hospital Conde Ferreira

    O Centro de Dia para Doentes de Alzheimer S. João de Deus integra o Hospital Conde Ferreira, no Porto, e está sob a alçada da Santa Casa da Misericórdia do Porto.

  • Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro

    O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) é um hospital público na região Norte de Portugal e presta serviços de saúde em diferentes especialidades médicas.

  • Unidade Local de Saúde Matosinhos

    A Unidade Local de Saúde de Matosinhos é uma instituição de saúde que engloba o Hospital Pedro Hispano, o Agrupamento de Centros de Saúde e a Área de Cuidados Continuados.

  • Agrupamento de Escolas Eugénio de Andrade

    O Agrupamento de Escolas Eugénio de Andrade fica situado no Porto. Dedica-se ao ensino público e também se associou ao COLABORAR, o que muito contribuiu para o nosso projecto.

  • AISA – Associação de Apoio Social N.ª Sr.ª da Assunção

    AISA – Associação de Apoio Social N.ª Sr.ª da Assunção é uma instituição em Cascais, próximo de Lisboa e dispõe de um Centro de Dia e de um Lar para seniores. Estamos felizes por se terem juntado a nós!

  • APDPk – Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson

    A APDPk desenvolve actividades que contribuam para melhorar as condições de vida dos doentes de Parkinson, aumentar a informação e sensibilização relativamente à Doença de Parkinson e apoiar a investigação e pesquisa de novas soluções terapêuticas.

  • Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra

    A AE-ESTeSC é uma associação que representa os estudantes da ESTeSC, é o elo de ligação entre os alunos e os órgãos máximos da ESTeSC e que defende os direitos dos alunos. Para além disso, organiza diversas actividades: científicas, culturais, desportivas, entre outras.

  • Associação dos Idosos e Deficientes do Penedo

    A Associação dos Idosos e Deficientes do Penedo é uma instituição que se localiza em Cascais e compreende um centro de dia, um lar e serviços de apoio domiciliário.

  • Associação Social e Cultural de S. Nicolau

    Na Associação Social e Cultural de S. Nicolau o ambiente é muito acolhedor e os idosos recebem os investigadores da Fraunhofer Portugal com muito carinho.

  • Atlas – Cooperativa Cultural (Universidade Sénior Intercultural)

    A Atlas promove vários cursos de formação em diferentes áreas, com destaque para a universidade sénior, onde os idosos podem conviver e continuar a aprender.

  • Casa da Cultura de Paranhos

    Na Casa da Cultura de Paranhos (Junta de Freguesia de Paranhos) têm lugar várias iniciativas e actividades socioculturais. Há sempre oportunidades para os seniores se manterem activos e desfrutarem das diferentes vertentes da cultura.

  • Centro de Convívio da Gruta de Arca D’Água – Junta de Freguesia de Paranhos

    No Centro de Convívio da Gruta de Arca D’Água promovem-se actividades que vão ao encontro das preferências de lazer da população idosa de Paranhos, tais como as Tardes de Baile, jogos de cartas e Tai Chi; é também um lugar onde os idosos gostam de ir para conviver com os amigos. A Junta de Freguesia promove também vários cursos de Informática para a população idosa ao longo do ano.

  • Centro de Convívio da Junta de Freguesia de Cedofeita

    No Centro de Convívio da Junta de Freguesia de Cedofeita, as tardes são passadas entre conversas animadas e jogos de dominó.

  • Centro de Convívio da Junta de Freguesia de Matosinhos

    No Centro de Convívio da Junta de Freguesia de Matosinhos encontramos sempre seniores bem-humorados; para além do convívio, participam no grupo de teatro, no coro e no conjunto. Ensaiam semanalmente para actuar em festas e em datas comemorativas – e conseguem criar um ambiente muito divertido!

  • Centro de Convívio da Junta de Freguesia de Rio Tinto

    O Boccia é o desporto predilecto dos seniores do Centro de Convívio da Junta de Freguesia de Rio Tinto, tendo já participado no Campeonato de Portugal Boccia Sénior Individual, para além dos Torneios de Boccia Interinstituições.

  • Centro de Convívio para Idosos do Bonfim

    As actividades no Centro de Convívio para Idosos da Junta de Freguesia do Bonfim são muito diversificadas e abrangem a vertente física, mental e social. É com muito carinho e entusiasmo que os idosos participam nos nossos testes de usabilidade e questionários que realizamos no Centro e quando vêm à Fraunhofer, a animação e boa-disposição estão garantidas!

  • Centro Social da Foz do Douro

    O Centro Social da Foz do Douro é um local muito agradável de convívio para a população sénior.

  • Centro Social da Paróquia de Nossa Senhora da Boavista

    Reina a harmonia entre os idosos que frequentam o Centro Social da Paróquia de Nossa Senhora da Boavista. Passamos sempre momentos agradáveis na companhia destes idosos, que partilham connosco histórias de vida riquíssimas.

  • Centro Social da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição

    Neste Centro, as tardes são passadas a jogar cartas. Estes idosos são muito curiosos em relação aos nossos testes e gostam que falemos sobre o nosso trabalho!

  • Centro Social da Sé Catedral do Porto

    O Centro Social da Sé Catedral do Porto fica localizado no centro da cidade do Porto e proporciona aos seus utentes idosos actividades como ginástica e manualidades.

  • Centro Social das Antas

    Este é o Centro que colabora com a FhP há mais tempo! As actividades de que os idosos mais gostam são trabalhos manuais, cantar e dançar. Os «meninos dos telemóveis» gostam muito de lá ir e são sempre recebidos pelos idosos com muita alegria!

  • Centro Social de Soutelo

    O Centro Social de Soutelo integra três estruras dedicadas aos seniores e aos dependentes, nomeadamente, o centro de dia, o centro de convívio e o serviço de apoio domiciliário.O Centro promove diversas actividades com o objectivo de contribuir para o envelhecimento activo e saudável da população. Quando vamos a este centro, encontramos sempre os nossos amigos seniores muito animados e com vontade de participar nos testes com telemóveis.

  • Centro Social Paroquial de Rio Tinto

    O Centro de Convívio do Centro Social Paroquial de Rio Tinto proporciona aos seus utentes várias actividades de animação sociocultural, como por exemplo, ginástica, manualidades e comemoração dos aniversários. Os idosos gostam muito de participar no rancho folclórico porque se divertem muito a cantar e dançar.

  • CICCOPN – Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte

    O Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte (CICCOPN) é uma instituição de ensino que promove formação para jovens e adultos na área da construção civil.

  • CIMPOR – Cimentos de Portugal, SGPS, SA

    A CIMPOR é uma empresa cuja actividade consiste na produção de cimentos, betões, agregados, argamassas e cimentos cola. Os seus funcionários podem também participar no COLABORAR.

  • Clínica Psicológica VOMAP

    A Clínica Psicológica VOMAP fica localizada em Lisboa e promove serviços de psicologia, com especial enfoque na psicologia clínica, ajudando a tratar doentes com Demência e Depressão.

  • CliniCuidados – Apoio Domiciliário e Saúde

    A CliniCuidados dedica-se à prestação de cuidados clínicos e não-clínicos no domicílio, com vista ao bem-estar e qualidade de vida dos utentes. Os seus serviços consistem em apoio domiciliário, apoio nocturno, higiene pessoal e conforto, teleassistência  e disponibilização de ajudas técnicas. Dispõe de cuidados clínicos, na clínica ou no domicílio. Promove diversas acções na área da saúde  e prevenção da doença.

     

  • CRPG – Centro de Reabilitação Profissional de Gaia

    O CRPG é uma instituição prestadora de serviços de reabilitação a pessoas vítimas de doença ou acidente, com vista à sua reintegração profissional, familiar e social.

  • Escola Profissional de Economia Social – Academia José Moreira da Silva

    A Escola Profissional de Economia Social – Academia José Moreira da Silva oferece vários cursos, nomeadamente, Secretariado, Recuperação do Património, Contabilidade, Segurança e Salvamento em Meio Aquático.

  • ESTeSC – Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra

    A ESTeSC é uma unidade orgânica do Instituto Politécnico de Coimbra onde se leccionam vários cursos de Licenciatura, Mestrado e Pós-Graduação na área das tecnologias da saúde. A ESTeSC desenvolve também actividades de investigação na área da saúde e mantém uma forte ligação à comunidade através de actividades científico-culturais.

  • ESTSP – Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto

    A ESTSP é uma instituição de ensino superior que se dedica ao ensino e investigação na área das tecnologias da saúde bem como à prestação de serviços à comunidade nas áreas das ciências e tecnologias da saúde.

  • Fundação Dr. José Lourenço Júnior

    Esta IPSS fica situada em Abiul, concelho de Pombal. A sua atividade centra-se no Apoio a Idosos e na Promoção Sociocultural e Artística da Comunidade. Dispõe de uma Estrutura Residencial, de um Centro de Dia e serviço de Apoio Domiciliário, sendo certificada ao abrigo da norma NP EN ISO 9001. Proporciona um conjunto de serviços que asseguram a integração social, o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos na 3ª idade e promove  o apoio à comunidade através do desenvolvimento de projetos sociais e programas de promoção e de desenvolvimento sociocultural.

  • Hospital de S. João, E.P.E.

    O Hospital de S. João é um hospital que integra o Serviço Nacional de Saúde e está localizado na cidade do Porto. É o maior hospital do Norte de Portugal e o segundo maior do país, prestando assistência nas diversas especialidades médicas e cirúrgicas.

  • Idade Ativa – Serviços Gerontológicos e Apoio Domiciliário 24h

    A Idade Ativa – Serviços Gerontológicos e Apoio Domiciliário 24h dispõe de consulta gerontológica, prestação de apoio domiciliário 24h, reabilitação geriátrica e fisioterapia, assistência em casos de demência (Doença de Alzheimer ou outras formas de demência), Doença de Parkinson, para além de outros serviços e actividades para os idosos e seus cuidadores.

  • Instituto Cultural da Maia

    O Instituto Cultural da Maia oferece à população idosa a oportunidade de ter um envelhecimento activo, através de diversas actividades e disciplinas, como por exemplo, Teatro, Literatura, Informática, História, Pintura, etc.

  • IPO Porto

    O IPO (Instituto Português de Oncologia Dr. Francisco Gentil, E.P.E.) é um hospital integrado no Serviço Nacional de Saúde especializado em doenças oncológicas.

  • Junta de Freguesia de Paranhos – Informática para Seniores

    Através da parceria entre a Junta de Freguesia de Paranhos e o COLABORAR, os seniores que frequentam os cursos de Informática promovidos pela Junta de Freguesia de Paranhos têm também a oportunidade de integrar o COLABORAR e participar nas nossas actividades de investigação.

  • Lar Pereira de Lima – Santa Casa da Misericórdia do Porto

    O Lar Pereira de Lima também se associou ao COLABORAR. É propriedade da Santa Casa da Misericórdia do Porto e fica localizado em Vila Nova de Gaia, com uma belíssima vista para o Rio Douro.

  • Liga Portuguesa Contra o Cancro

    A Liga Portuguesa Contra o Cancro é uma instituição que se dedica ao desenvolvimento de actividades de educação para a saúde, rastreios, apoio ao doente e apoio à investigação e formação.

  • Mentes Activas da Unidade de Cuidados na Comunidade da Boavista

    A iniciativa «Mentes Activas» consiste numa actividade semanal para seniores, organizada pela UCC Boavista que tem como finalidade a estimulação cognitiva através de jogos, educação para a saúde, caminhadas, etc.

  • Município de Alfândega da Fé

    Alfândega da Fé é um concelho célebre pelas suas deliciosas cerejas. O Município de Alfândega da Fé, que promove diversas iniciativas na área social e em especial na área da Terceira Idade, também se associou ao COLABORAR.

  • Physio Mondego

    Physio Mondego é uma unidade privada localizada em Coimbra que oferece serviços de fisioterapia com uma intervenção especial nas doenças e problemas relacionadas com a idade, em particular as quedas.

  • Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

    Numa abordagem humanitária, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa actua em acção social, prestação de cuidados de saúde, de educação, cultura e promoção da qualidade de vida, sobretudo em proveito dos mais desprotegidos. Nesta missão, trata carências sociais em Lisboa, participa ou colabora em projectos nacionais  e internacionais de investigação sobre a população, disponibiliza serviços de saúde através de dois hospitais, tem centros de treino e faz trabalho social com crianças, jovens, famílias, comunidades e seniores.

  • Santa Casa da Misericórdia do Porto – SAD Manto Azul

    O SAD Manto Azul é o serviço de apoio domiciliário da Santa Casa da Misericórdia do Porto, que apoia diversos utentes.

  • SAOM – Serviço de Assistência das Organizações de Maria

    Este Centro proporciona aos idosos várias actividades, entre as quais destacamos Ginástica, Manualidades, Clube de Leitura e diversos passeios culturais.

  • Terapeuta Catarina Jácome – Fisioterapeuta Especializada na Doença de Parkinson

    A Terapeuta Catarina Jácome é fisioterapeuta e especializou-se na área da fisioterapia para doentes de Parkinson.

  • Universidade Sénior Contemporânea

    A Universidade Sénior Contemporânea dispõe de um vasto leque de disciplinas direccionadas à população sénior e oferece também diversas actividades, como palestras, viagens e passeios culturais.