Novo jogo do FallSensing testado por idosos

IMG_0404

No passado dia 11 de Julho, o Fraunhofer AICOS recebeu um grupo de idosos de um centro de dia em Abiúl, próximo de Pombal, na região centro de Portugal. Os investigadores do projecto FallSensing organizaram alguns testes para o novo jogo de exercício físico e o COLABORAR convidou a Fundação Dr. José Lourenço Júnior para experimentar o jogo.

As actividades na Fraunhofer incluíram a visita às nossas instalações. Os idosos viram as nossas áreas de trabalho com muitos computadores. Depois, foram para o Software Lab, o laboratório que usamos frequentemente para realizar testes com utilizadores. A vista do escritório encantou os nossos convidados, pois temos espaços abertos com janelas largas, de onde vemos algumas faculdades e centros de investigação e também um dos maiores hospitais do país.

IMG_0383

O novo jogo é fácil, divertido e promove o treino físico para prevenção de quedas; está desenhado para ser jogado em grupos de três. Os exercícios necessários para jogar este jogo são baseados num programa de prevenção de quedas certificado. Os seniores do centro de dia foram divididas em grupos para jogar o jogo. Podemos dizer, pelos sorrisos, que os nossos convidados gostaram bastante do jogo. Esta actividade é mesmo divertida para os seniores! Para além disso, os investigadores testaram, assim, a plataforma que tem como objectivo possibilitar a implementação de programas de prevenção de quedas para indivíduos a partir dos 50 anos de idade. O já tão conhecido jogo cognitivo para tablet da Fraunhofer chamado “CogniPlay” esteve também disponível para os idosos, que se divertiram a jogar, entre chá, sumo e bolinhos.

Estamos felizes por receber no Fraunhofer AICOS utilizadores finais que deram um importante contributo para o estudo. E estamos contentes por proporcionar, aos idosos de Abiúl, um dia diferente e feliz.

IMG_0350

Apresentação das teses de 2017

20170703_101032

Os estudantes de mestrado que escolheram desenvolver as suas teses no Fraunhofer Portugal AICOS este ano, acabam de apresentar os seus trabalhos.

A Fraunhofer organizou um workshop no qual cada estudante fez uma apresentação acerca do trabalho desenvolvido no âmbito do seu tema de tese. Depois, os estudantes tiveram a oportunidade de discutir o seu trabalho com os investigadores. Mais tarde, a Fraunhofer recebeu os estudantes numa sessão de demonstrações. Os protótipos estão prontos e os estudantes mostraram, com orgulho, as soluções que desenvolveram durante o semestre, juntamente com a brochura de cada projecto.

O COLABORAR dá os parabéns a todos os estudantes e está feliz por vê-los serem bem sucedidos na construção de soluções para um futuro melhor.

Jogar ExerGames: a perspectiva dos utilizadores

IMG_20170531_153247

Nas últimas semanas fomos ao centro recolher informação acerca do uso do ExerGames. Os participantes nos testes responderam a um questionário sobre as suas experiências com os jogos, as suas opiniões e preferências.

Juntamente com as observações realizadas, esta informação é muito útil para os investigadores, pois vai permitir compreender os aspectos que os idoso mais valorizam no ExerGames: a interface do utilizador, os exercícios físicos, um bom passatempo, entre outros. Os investigadores querem perceber se os utilizadores consideram que o sistema é fácil de utilizar e se eles conhecem os benefícios de fazer exercício físico para prevenir as quedas.

Está  aser desenvolvida uma tese de mestrado para esrtudar estes aspectos e avaliar o impacto das tecnologias de informação e comunicação no bem-estar dos idosos, contribuindo, assim, para a autonomia dos seniores.

IMG_20170531_153016

Aplicação FallSensing: testes com seniores

IMG_20170529_105652

O COLABORAR organizou sessões de teste para o projecto FallSensing. Este projecto resulta de um consórcio formado pela Fraunhofer Portugal, pela Sensing Future Technologies e pela ESTeSC – Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, e centra-se na avaliação de múltiplos factores de risco de queda e na implementação de programas de prevenção de quedas para indivíduos a partir dos 50 anos de idade, pois são o grupo mais afectado pelas quedas.

Os participantes chegaram cedo e com vontade de testar o protótipo. Os investigadores testaram os exercícios de rastreio do risco de queda e a fisioterapeuta da ESTeSC juntou-se  a nós e conduziu os testes com a aplicação clínica. Seguindo as instruções da aplicação, cada participante foi avaliado quanto aos factores de risco de queda  e depois, de acordo com o seu risco, a aplicação forneceu um plano de exercícios para prevenção de quedas personalizado. Durante os exercícios, os participantes usaram sensores inerciais nas pernas, para que os seus movimentos fossem monitorizados.

Esta aplicação tem potencial para ajudar pessoas a partir dos 50 anos a manterem-se fortes e a reduzir o seu risco de queda. Esperamos que esteja disponível num futuro muito próximo!

Pode ver mais informações sobre o FallSensing aqui: http://fallsensing.com/project.

IMG_20170529_161434 IMG_20170529_103550

Jogos interactivos estão a ser utilizados por idosos em centro de dia

IMG_20170510_153114

Os idosos de um centro de dia do Porto estão a utilizar os jogos interactivos de exercício físico do Fraunhofer AICOS.

O equipamento está disponível no Centro Social de Soutelo para que os seniores possam exeperimentar os jogos e divertirem-se ao fazer os exercícios que foram desenvolvidos para esta faixa etária e para as suas necessidades de exercício. Estes exercícios promovem o fortalecimento muscular, o equilíbrio, a mobilidade e a flexibilidade de uma forma lúdica. Para além destes benefícios, os seniores estão a ter contacto com a aplicação das novas tecnologia na vida real; neste caso, eles podem ver os seus movimentos a serem monitorizados pelos sensores do smartphone e a indicação da sua performance durante o jogo. Desta forma, eles podem adquirir um sentimento de integração na actual sociedade digital. Ao mesmo tempo, é necessário que estejam bastante atentos enquanto jogam, o que é positivo para os idosos.

Com o objectivo de compreender o papel da tecnologia no envelhecimento activo e no bem-estar dos seniores, através da promoção da autonomia e segurança, está a ser desenvolvido um estudo que envolve os utilizadores voluntários do ExerGames, que estão a dar importantes contributos acerca das suas percepções e opiniões acerca das suas exeperiências de utilização dos nossos jogos. Paralelamente, está a decorrer outro estudo que consiste na identificação de factores que motivam os seniores a participar nestas actividades com jogos interactivos.

Este estudo está a ser muito interessante para os investigadores e estamos a gostar muito de ver os idosos a divertirem-se a jogar o ExerGames.

SmartReminders – Testes com Sensores

IMG_20170424_125741 - Copy

O COLABORAR recrutou utilizadores para os testes com sensores para detectar os movimentos do braço. Estes sensores estão a ser utilizados no âmbito da tese de mestrado SmartReminders, em desenvolvimento no Fraunhofer AICOS, com o objectivo de monitorizar actividades diárias, como comer ou beber.

Os primeiros testes foram realizados com uma amostra de 20 seniores de um centro de dia. Os participantes usaram os sensores nos pulsos durante as refeições.

Obrigado a todos os participantes! Recebem-nos sempre muito bem no centro!

Projecto DeMind: início do piloto com idosos

IMG-20170417-WA0057

O projecto DeMind já começou e nós estamos muito contentes! O piloto está a decorrer em Lisboa, na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), um parceiro do COLABORAR.

Este projecto-piloto tem como objectivo promover actividades de base tecnológica para os seniores que frequentam 6 centros de dia da SCML e designa-se por “Tec-Conhecimento”. O CogniPlay, a aplicação de jogos cognitivos do Fraunhofer AICOS para tablets, está disponível para os participantes neste projecto. O ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa é também parceiro neste projecto. O consórcio constituído pelas 3 instituições visa estudar a integração de actividades suportadas por novas tecnologias, em particular tablets, nas rotinas diárias dos idosos nos centros de dia e a aceitação dos seniores. Ao mesmo tempo, aspectos de usabilidade das interfaces estão também a ser estudados.

IMG-20170417-WA0027

O projecto iniciou-se com uma apresentação do CogniPlay aos técnicos dos centros de dia. Este projecto decorre até Julho e nós estamos ansiosos pelos resultados.

Nota: Obrigado à SCML pelas imagens.

Testes do projecto FallSensing

IMG_20170322_152811cópia

O Fraunhofer Portugal AICOS tem estado a desenvolver novos jogos interactivos para prevenção de quedas (projecto FallSensing) e fizemos agora os primeiros testes com seniores num Centro de Dia no Porto.

Levámos o equipamento para o Centro e mostrámos o jogo. Depois, deixámos os participantes experimentar e divertirem-se! Os investigadores e a designer que está a trabalhar no projecto fizeram estudos de observação e gostaram de ver a forma como os seniores se organizaram para participar e como eles interagiram uns com os outros, construíram equipas e socializaram à volta do jogo. No final, entrevistámos os participantes para ficarmos a saber o que acharam do jogo.

Voltaremos ao centro brevemente para testar novos jogos!

IMG_20170322_152709 - Copy

Demo do Active@Home para o Porto Canal

IMG_9268

O investigador António Santos, do Fraunhofer Portugal AICOS, esteve no programa de televisão Mundo Local, para o Porto Canal.

Ele explicou o projecto  Active@Home,a plataforma de exrcício físico para adultos. A Sr.ª D. Cecília Mendonça, voluntária da rede de utilizadores COLABORAR, esteve também presente no estúdio, e foi entrevistada acerca da sua participação nos testes.

Durante o programa, foi exibida a demo gravada no Living Lab da Fraunhofer.

Achamos que muitas pessoas vão querer experimentar os exercícios do  Active@Home.

Avaliação de usabilidade do SmartBEAT: testes com utilizadores

img_8992

A aplicação SmartBEAT do Fraunhofer AICOS foi testada por um grupo de utilizadores da nossa rede COLABORAR.

As interfaces amigas do utilizador foram utilizadas por seniores e pré-seniores no Living Lab. Os investigadores conduziram avaliações de observação dos participantes. As tarefas incluíram a realização de medição de sinais vitais, resposta a questionários e gestão de lembretes de medicação.

Este estudo foi muito importante, pois os investigadores puderam aferir se existe algum ponto que seja necessário melhorar relativamente à usabilidade e experiência de utilização.

Pode obter mais informação sobre o SmartBEAT aqui:

http://www.smartbeatproject.org/;

http://www.fraunhofer.pt/en/fraunhofer_aicos/projects/government_contractresearch/smartbeat.html.