Celebramos o Dia Mundial da Usabilidade!

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O que é o Dia Mundial da Usabilidade?

O Dia Mundial da Usabilidade ou Dia de Fazer as Coisas Mais Fáceis é uma iniciativa que se celebra em todo o mundo na segunda quinta-feira de Novembro, desde 2005, este ano a 9 de Novembro. Este evento tem como objectivo destacar o contributo das pessoas que trabalham em investigação, desenho e avaliação da experiência do utilizador de produtos ou serviços.

O tema deste ano é “Inclusão através da Experiência do Utilizador”.

“Inclusão é uma condição complexa, que em si mesma não é fácil de harmonizar, pela diversidade individual e social, por exemplo, nas oportunidades de acesso à educação, saúde e trabalho. A tecnologia hoje em dia é cada vez mais poderosa e economicamente acessível, é um factor inegável de inclusão e crescimento, detentora de uma infraestrutura de oportunidades de participação e competências de desenvolvimento em muitas áreas. Mas se a participação é uma propriedade cultural, quais são as características da tecnologia que melhor podem ajudar?” (Campus Luigi Einaudi – Itália)

 

Para celebrar o Dia Mundial da Usabilidade, muitas organizações criam eventos para assinalar o dia. O COLABORAR aproveita esta oportunidade para agradecer a todos os participantes nos estudos de usabilidade da Fraunhofer Portugal AICOS, pois os utilizadores são imprescindíveis para a realização destes estudos. Para além, disso, gostaríamos de apresentar os membros da equipa de investigação de Interacção Humano-Computador da Fraunhofer Portugal AICOS.

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Ana Vasconcelos

A Ana Vasconcelos é Engenheira Informática. Ela tem trabalhado em muitos projectos relacionados com a Usabilidade de Interfaces para o Utilizador na área das tecnologias para Ambientes de Vida Assistida para idosos. O seu foco tem sido soluções móveis para a saúde e bem-estar, acrescentando contributos para o sucesso de intervenções baseadas em tecnologias móveis.

Catarina Correia

A Catarina Correia é Designer de Comunicação. Ela normalmente trabalha na identidade visual, no desenho de interação, ou na comunicação dos projetos. Na maior parte das vezes trabalha em aplicações móveis ou dispositivos wearables.

Eduardo Pereira

O Eduardo Pereira é Designer de Interacção e Experiência do Utilizador. Ele trabalha em projectos relacionados com jogos sérios para reabilitação terapêutica, ou tecnologias para Países em Desenvolvimento.

Elsa Oliveira

A Elsa Oliveira é Designer de Comunicação. Ela está envolvida na criação de interfaces para o utilizador em projectos de jogos sérios para prevenção de quedas e exercício físico para idosos. Costuma trabalhar em vários aspetos dos projetos, desde o conceito inicial, até à comunicação final.

Francisco Nunes

O Francisco Nunes é Engenheiro Informático. Ele está responsável pela equipa de Interacção Humano-Computador, e dá por isso suporte aos investigadores nos diferentes projetos. A sua área de investigação está ligada sobretudo às Tecnologias de Auto-cuidado e Ambientes de Vida Assistida para idosos. Ele participa frequentemente em conferências internacionais.

Jorge Ribeiro

O Jorge Ribeiro é Designer de Interação. Ele tem estado envolvido em estudos sobre investigação acerca do utilizador e design de experiência para idosos, estando por isso um contacto regular com os idosos da rede COLABORAR.

Paulo Silva

O Paulo Silva é Engenheiro Mecânico. Trabalha no desenvolvimento de um protótipo para detecção automática de Malária, garantindo a sua viabilidade mecânica, e foca-se em estudos de usabilidade com o objectivo de garantir uma utilização universal do protótipo. Em adição ao foco pelo desenvolvimento de produto, as suas áreas de interesse são: inovação, modelação CAD e impressão 3D.

Ricardo Peixoto

O Ricardo Peixoto é Engenheiro Mecânico e Designer Industrial. Trabalha com a prototipagem de objectos em 3D para vários contextos, e tem um interesse especial por produtos desenhados para resolver problemas de usabilidade ao nível da motricidade fina e da destreza manual dos idosos.

Sílvia Rêgo

A Sílvia Rêgo é Enfermeira e a responsável principal da rede de utilizadores COLABORAR. Ela coordena os testes com utilizadores, através da organização de sessões de testes, recrutamento de participantes e agendamento de testes. Ela está também envolvida em assuntos relacionados com procedimentos de organização de testes de usabilidade, ética em investigação e submissão de estudos a comissões de ética.

Aplicação web do DActivPR para visualização da actividade física do utilizador testada

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O Smart Companion , a costumização android para smartphones para idosos, permite a recolha de dados relacionados com a actividade física. De forma a proporcionar uma forma fácil e efectiva de analisar os dados recolhidos, foi desenvolvida uma aplicação web.

Depois, foram realizados testes com possíveis utilizadores finais para verificar que estes conseguiam recolher a informação relevante da aplicação de maneira fácil e efectiva. Os participantes responderam a um questionário sobre os hábitos de utilizadores pré-definidos do Smart Companion.

Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da tese de mestrado “DActivPR – Ferramenta para Reconhecimento do Padrão de Actividade Diária“.

Testes do Cordon Gris

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A nova aplicação do projecto  CordonGris foi testada pelos investigadores da Fraunhofer Portugal AICOS com a participação dos voluntários do COLABORAR.

Esta nova aplicação para os idosos permite a criação de um perfil para cada utilizador, através da introdução de dados antropométricos, actividade física, preferências e restrições alimentares. Depois, a aplicação fornece um plano personalizado de refeições recomendadas para cada utilizador, de acordo com a informação introduzida. O sistema foi construído com interfaces amigas dos seniores, para que os utilizadores consigam utilizá-la facilmente.

Os participantes deram um excelente feedback sobre a app, pois consideram que esta pode ajudar os idosos a manterem-se saudáveis e independentes.

Dia Mundial da Alimentação celebrado com testes do Cordon Gris

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Por cá, o Dia Mundial da Alimentação foi celebrado com testes do protótipo da aplicação do Cordon Gris. O dia 16 de Outubro foi passado num centro de convívio para seniores no Porto, a testar a nova aplicação web que permite aos idosos ter acesso a planos de refeições, de acordo com as suas preferências e restrições.

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Apresentação de uma tese na área de Educação Social

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No âmbito do DEMind, a Fraunhofer Portugal AICOS apoiou uma tese de mestrado do Curso de Mestrado em Intervenção Comunitária – Área de Especialização em Envelhecimento Activo, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, com o título “O envelhecimento ativo: o apoio das tecnologias da informação e comunicação e das redes de suporte social”. Entre os projectos da Fraunhofer, o Exergames foi seleccionado, pois é uma plataforma de exercício físico para idosos, que lhes permite manterem-se activos e prevenirem o risco de queda.

Através do COLABORAR, a plataforma ExerGames foi integrada no plano de actividades semanais de um centro de dia do Porto. As observações participantes que a estudante realizou permitiram-lhe recolher informação acerca da implementação de uma nova actividade para os seniores com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação. Depois, foi avaliada a aceitação e satisfação relativamente à tecnologia, assim como a sua usabilidade.

Finalmente, a estudante apresentou o trabalho que desenvolveu durante a tese de mestrado aos investigadores da Fraunhofer. Este estudo é muito interessante porque mostra a perspectiva da Educação Social sobre a utilização do ExerGames em actividades para os seniores.

A experiência dos idosos com o ExerGames: estudo de caso para duas teses

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Temos recebido um óptimo feedback dos utilizadores acerca do ExerGames. Estes jogos têm estado disponíveis para os utentes de um centro de dia no Porto, parceiro no âmbito do COLABORAR. As actividades com esta aplicação foram incluídas no planeamento semanal de actividades.

Uma estudante de doutoramento e uma estudante de mestrado têm acompanhado o processo de introdução de uma nova actividade para os idosos, baseada nas Tecnologias de Informação e Comunicação. Observações não-participantes foram realizadas ao longo de várias semanas, assim como questionários para avaliação inicial e final. A informação recolhida vai permitir às estudantes desenvolver as suas dissertações sobre os aspectos envolvidos nas experiências do cliente de Tecnologias de Ambientes de Vida Assistida, no caso da tese de doutoramento; e sobre o papel das Tecnologias de informação e Comunicação no envelhecimento activo, no caso da tese de mestrado.

Obrigado aos participantes por aceitarem este desafio do COLABORAR!

A Fraunhofer está a testar sensores para detecção das actividades de comer e beber

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Os investigadores da Fraunhofer Portugal AICOS desenvolveram uma nova ferramenta que detecta automaticamente e reconhece as actividades de comer e beber. O objectivo desta investigação, no âmbito do projecto DEMSmartMoves, é reconhecer as actividades de comer e beber dos utilizadores. No caso de o utilizador falhar uma refeição, o sistema deve ser capaz de enviar lembretes ao utilizador. Um smartphone e um dispositivo wearable de usar no pulso constitui o sistema que pode ser muito útil para os mais idosos, que frequentemente falham refeições, devido ao esquecimento, falta de apetite ou incapacidade de cozinhar. Isto muitas vezes está na origem de défices nutricionais na idade avançada.

Depois de um conjunto inicial de testes com utilizadores seniores num centro de dia, os investigadores estão a testar novamente os dispositivos com utilizadores idosos. Os voluntários do COLABORAR aceitaram este desafio e usaram o sensor no pulso durante 5 horas, tendo começado o teste de manhã e finalizado à tarde. Durante este período, os participantes fizeram as suas actividades diárias habituais, no centro, tais como: jogar jogos de tabuleiro, conversar, caminhar, comer (almoço) e beber.

Os voluntários do COLABORAR gostaram bastante de fazer parte desta investigação e esperam que, futuramente, esta tecnologia ajude outros seniores.

Novo jogo do FallSensing testado por idosos

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No passado dia 11 de Julho, o Fraunhofer AICOS recebeu um grupo de idosos de um centro de dia em Abiúl, próximo de Pombal, na região centro de Portugal. Os investigadores do projecto FallSensing organizaram alguns testes para o novo jogo de exercício físico e o COLABORAR convidou a Fundação Dr. José Lourenço Júnior para experimentar o jogo.

As actividades na Fraunhofer incluíram a visita às nossas instalações. Os idosos viram as nossas áreas de trabalho com muitos computadores. Depois, foram para o Software Lab, o laboratório que usamos frequentemente para realizar testes com utilizadores. A vista do escritório encantou os nossos convidados, pois temos espaços abertos com janelas largas, de onde vemos algumas faculdades e centros de investigação e também um dos maiores hospitais do país.

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O novo jogo é fácil, divertido e promove o treino físico para prevenção de quedas; está desenhado para ser jogado em grupos de três. Os exercícios necessários para jogar este jogo são baseados num programa de prevenção de quedas certificado. Os seniores do centro de dia foram divididas em grupos para jogar o jogo. Podemos dizer, pelos sorrisos, que os nossos convidados gostaram bastante do jogo. Esta actividade é mesmo divertida para os seniores! Para além disso, os investigadores testaram, assim, a plataforma que tem como objectivo possibilitar a implementação de programas de prevenção de quedas para indivíduos a partir dos 50 anos de idade. O já tão conhecido jogo cognitivo para tablet da Fraunhofer chamado “CogniPlay” esteve também disponível para os idosos, que se divertiram a jogar, entre chá, sumo e bolinhos.

Estamos felizes por receber no Fraunhofer AICOS utilizadores finais que deram um importante contributo para o estudo. E estamos contentes por proporcionar, aos idosos de Abiúl, um dia diferente e feliz.

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Apresentação das teses de 2017

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Os estudantes de mestrado que escolheram desenvolver as suas teses no Fraunhofer Portugal AICOS este ano, acabam de apresentar os seus trabalhos.

A Fraunhofer organizou um workshop no qual cada estudante fez uma apresentação acerca do trabalho desenvolvido no âmbito do seu tema de tese. Depois, os estudantes tiveram a oportunidade de discutir o seu trabalho com os investigadores. Mais tarde, a Fraunhofer recebeu os estudantes numa sessão de demonstrações. Os protótipos estão prontos e os estudantes mostraram, com orgulho, as soluções que desenvolveram durante o semestre, juntamente com a brochura de cada projecto.

O COLABORAR dá os parabéns a todos os estudantes e está feliz por vê-los serem bem sucedidos na construção de soluções para um futuro melhor.

Jogar ExerGames: a perspectiva dos utilizadores

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Nas últimas semanas fomos ao centro recolher informação acerca do uso do ExerGames. Os participantes nos testes responderam a um questionário sobre as suas experiências com os jogos, as suas opiniões e preferências.

Juntamente com as observações realizadas, esta informação é muito útil para os investigadores, pois vai permitir compreender os aspectos que os idoso mais valorizam no ExerGames: a interface do utilizador, os exercícios físicos, um bom passatempo, entre outros. Os investigadores querem perceber se os utilizadores consideram que o sistema é fácil de utilizar e se eles conhecem os benefícios de fazer exercício físico para prevenir as quedas.

Está  aser desenvolvida uma tese de mestrado para esrtudar estes aspectos e avaliar o impacto das tecnologias de informação e comunicação no bem-estar dos idosos, contribuindo, assim, para a autonomia dos seniores.

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