Os nossos projectos

Os projectos que apoiámos
até ao momento

  • SmarBEAT

    SmartBEAT -“Sistema Inteligente de Gestão de Insuficiência Cardíaca em Idosos” é um sistema para ser usado por pessoas com Insuficiência Cardíaca e seus cuidadores (formais e informais). Tem por objectivo diminuir a necessiadde de admissões em instituições de saúde e facilitar a alta precoce. Este sistema inclui um kit de telemonitorização, uma aplicação móvel amiga do utilizador, um portal para o cuidador e aplicações de suporte.

     

    Parceiros

    Centro Hospitalar São João; Verhaert New Products & Services NV; Remedus; Seniornett Norge; LifeonKey; VigiSense S.A.; KempenLIFE; Stichting Smart Homes; Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

    Financiamento

  • AAL4ALL

    AAL4ALL é um projecto inovador na área dos Ambientes Assistidos e envolve 27 instituições parceiras, entre indústrias e instituições de I&D. O objectivo do AAL4ALL é o desenvolvimento de produtos e serviços no âmbito do Ambient Assisted Living (AAL) com vista à prestação de assistência e ao aumento da independência de seniores e de pessoas com deficiências e incapacidades.

    Parceiros

    Microsoft Portugal (MLDC), ISEP – Instituto Superior de Engenharia do Porto, Universidade do Minho, CASO – Consultores Associados de Organizações e Informática, Lda, ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Associação CCG/ZGDV – Centro de Computação Gráfica, CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxteis e do Vestuário de Portugal, Critical Health, Exatronic, INOV – Inesc Inovação – Instituto de Novas Tecnologias, Inovamais – Serviços de Consultadoria em Inovação Tecnológica Lda, IPN – Instituto Pedro Nunes – Associação Para a Inovação e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia, ISA Intellicare, UBI – Universidade da Beira Interior, FCTUNL – Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, PLUX – Engenharia de Biosensores Lda, PT Inovação, FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, ProcessNet – Sistemas de Informação Lda, OPTIMUS – Comunicações SA, Conforto em Casa Lda, CeNTITVC – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, Universidade de Aveiro, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Be Artis – Concepção, Construção e Gestão de Redes de Comunicações SA, Glintt – Healthcare Solutions, PT Prime, Casa de Saúde de Guimarães.

    Financiamento

  • Active@Home

    Active@Home pretende aumentar a participação dos seniores em actividades físicas, para que eles se mantenham activos e previnam as quedas. Consiste em jogos de vídeo baseados em Tai-Chi e em movimentos de dança. Os jogos são desafiadores, divertidos e personalizáveis a cada utilizador. Também permite que vários jogadores joguem ao mesmo tempo.

    Parceiros

    Duvidat (coordenador), Suiça; Unie KBO, Países Baixos; Comfort Keepers Portugal, Portugal; ETHZ Departmento de Ciências da Saúde e Tecnologia, Suiça; MIRALab – Universidade de Geneva – Centro Universitário de Informática, Suiça.

    Financiamento

  • AlzNav

    Esta tese de Mestrado focou-se na investigação de dois conceitos de navegação diferentes e de que forma a mobilidade e a noção de segurança dos seniores e de pessoas em estádio inicial de demência poderiam ser afectadas. Com essse objectivo, desenvolveu-se um protótipo de uma aplicação de navegação pedestre orientada para ser utilizada em dispositivos móveis por estes utilizadores.

  • AlzSense

    “Sistema de alerta e monitorização de doentes de Alzheimer e do seu ambiente” – AlzSense é o nome de uma tese de mestrado desenvolvida no Fraunhofer AICOS.

    No âmbito deste projecto, foi criado um aparelho electrónico de pequenas dimensões capaz de adquirir dados sobre a condição e o estado de pessoas afectadas pela doença de Alzheimer através da monitorização das suas actividades diárias e do seu ambiente e enviar mensagens automáticas para o cuidador em situações de emergência.

    Este aparelho tenciona ser o menos intrusivo possível, pelo que poderá ser inserido num cinto de modo a que o paciente o transporte com ele/ela diariamente.

  • ANT+

    ANT+ Medical Health Kit foi desenvolvido no âmbito de uma Tese de Mestrado e permite aos idosos pesarem-se e medirem a pressão arterial utilizando um smartphone. O médico pode depois monitorizar os valores numa aplicação Web e fornecer o feedback necessário.

  • ChefMyself

    O principal objectivo do ChefMyself é o de desenvolver uma solução que apoie os seniores na preparação de refeições e na adopção de hábitos de alimentação saudáveis. Utilizando a Nuvem, o sistema junta uma série de dispositivos (TV, tablet, robô de cozinha…) para oferecer serviços importantes aos utilizadores seniores, como: criação automática de planos de refeições semanais, criação de listas de compras, apoio à preparação das próprias refeições ou partilha de receitas através de uma rede social.

    Parceiros

    Fundació Cetemmsa, Espanha; Istituto Nazionale di Ricovero e Cura per Anziani, Itália; Polne, S. L. (Taurus Group), Espanha; Fraunhofer AICOS, Portugal; Unie KBO, Holanda; ASM Market Research and Analysis Centre, Polónia; ME.TE.DA, Itália.

    Financiamento

  • CogniPlay

    CogniPlay – Mobile Serious Games for Seniors consiste numa plataforma de jogos para tablet que permite a estimulação cognitiva através de jogos desenhados para estimular diferentes áreas cognitivas da população sénior.

  • CordonGris

    CordonGris é um projecto na área da nutrição para idosos. Este projecto aborda os aspectos relacionados com as escolhas nutricionais e de dieta e também a gestão do orçamento para a compra de ingredientes. Irá resultar num sistema inteligente capaz de recomendar alimentos e refeições saudáveis para os seniores com base nas suas características de saúde, estilos de vida, cultura, disponibilidade de recursos, produção local época.

     

    Parceiros

    (English) Fraunhofer Portugal, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, SONAE MC, Red Ninja Studios, Can Cook, Unie KBO.

    Financiamento

  • Dance! Don’t Fall

    Dance! Don’t Fall (DDF) é uma aplicação para Android e Windows Phone que monitoriza o risco de queda dos utilizadores. A aplicação ajuda a reduzir o risco de queda dos utilizadores enquanto se divertem a fazer exercício físico.
    O utilizador segue uma sequência de passos numa coreografia e o DDF analisa a sua performance, avaliando o risco de queda com base em factores como o ritmo ou o equilíbrio.

  • DEM – Deus ex machina

    Deus ex-Machina (DEM) é um projecto focado no estudo e compreensão do ambiente, do utilizador, do seu contexto e das suas acções e, por outro lado, no estudo e criação de ferramentas não invasivas de assistência para a vida quotidiana em diversos domínios, como a Saúde e Bem-estar, Nutrição e Agricultura.

     

     

    Parceiros

    (English) The ALGORITMI Research Centre from the School of Engineering of the University of Minho, the Center for Health Technology and Services Research (CINTESIS), the Centre for the Research and Technology of Agro-Environmental and Biological Sciences (CITAB), the Research Centre in Sports Sciences, Health Sciences and Human Development (CIDESD), the Centre for Textile Science and Technology,  the Center for Psychology of the University of Porto (CPUP) and the Center of Informatics of the Eduardo Mondlane University and the Nelson Mandela Metropolitan.

    Financiamento

  • DeMind

    O projecto DeMind da Fraunhofer AICOS visa estudar os aspectos relacionados com a aceitação de tecnologia. Este projecto foca-se nos utilizadores finais de aplicações móveis e tem por objectivo compreender quais os factores que facilitam ou dificultam a sua adesão à tecnologia.

     

     

  • DepSigns

    O serviço web desenvolvido nesta tese de mestrado detecta os sintomas de depressão através da análise da variação do comportamento dos seniores a partir de técnicas estatísticas que resultam num histórico pessoal dos hábitos de cada sénior, tais como actividades, comunicações ou variações de humor. Estes dados são recolhidos através do uso do smartphone. A aplicação permite aos psicólogos e aos cuidadores monitorizar o idoso e detectar precocemente sintomas de depressão.

  • e-CAALYX

    e-CAALYX é um projecto na área do AAL – Ambient Assisted Living e tem como principal objectivo desenvolver soluções de monitorização de saúde de base tecnológica.

    Parceiros

    (English) CETEMMSA Technological Centre, Spain (coordinator); Corscience GmbH & Co KG, Germany; Charité – Universitätsmedizin Berlin; Fundació Privada Sant Antoni Abat; INESC Porto – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto, Portugal; National University of Ireland, Galway, Ireland; Telefónica Investigación y Desarrollo, Spain; TeleMedic Systems, UK; University of Limerick, Ireland; University of Plymouth (Enterprise Ltd), UK.

    Financiamento

  • Early Parkinson detection

    Esta tese de Mestrado tem como objectivo desenvolver uma aplicação para smartphone para ajudar a diagnosticar a doença de Parkinson num estádio precoce.
    A aplicação disponibiliza uma avaliação objectiva da doença que auxilia os médicos de Clínica Geral/Medicina Geral e Familiar a distinguir melhor as alterações relacionadas com o envelhecimento dos sintomas da doença de Parkinson. Desta forma, poderão ter mais certezas quanto à necessidade de reencaminhar os doentes para um neurologista.

  • EMGesture

    No âmbito da tese de mestrado EMGesture, está a ser desenvolvido um algoritmo que detecta os movimentos do braço e reconhece os gestos realizados com as mãos. Os movimentos são captados por sensores de electromiografia e por sensores de inércia. Este conhecimento pode ser aplicado no contexto da Interacção Pessoa-Computador, bem como nas áreas de reabilitação funcional e prevenção de quedas.

  • ExerBalance

    A Tese de Mestrado ExerBalance – “Sistema baseado numa plataforma de equilíbrio para reabilitação de doentes com distúrbios do equilíbrio” tem como objectivo desenvolver um sistema que melhore o equilíbrio postural de doentes com Lesão Cerebral Adquirida através de exercícios baseados em jogos. Este tipo de exercícios destina-se a aumentar a motivação e  a adesão ao tratamento e complementar a terapia de reabiliação convencional. O sistema recolhe dados relevantes dos sensores e os resultados podem ser acedidos pelos fisioterapeutas.

  • EzNav

    No Fraunhofer AICOS, no âmbito da tese de mestrado “EzNav – Motor de busca para seniores”, está a ser criada uma aplicação que melhora a navegação dos seniores na internet. Com o objectivo de criar um motor de busca especificamente desenhado para os seniores, estamos a desenvolver um estudo acerca dos seus interesses relativamente aos temas que pesquisam na internet e estamos também a realizar um trabalho de investigação sobre as suas necessidades e preferências relativamente à disposição dos ícones e de outros elementos das interfaces de utilizador.

  • FallSensing

    FallSensing é um projecto centrado na problemática das quedas entre a população sénior. Consiste numa solução tecnológica de rastreio de risco de queda, através da avaliação de múltiplos factores de risco com sensores de movimento, plataforma de equilíbrio e questionários. para além disso, tem uma plataforma com planos de exercício personalizados para que o utilizador possa reduzir o seu risco de queda e, com isso, evitar futuras quedas. O sistema permite ainda aos profissionais de saúde e aos cuidadores acompanharem a evolução do utilizador.

     

     

    Parceiros

    ESTeSC – Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra; Sensing Future Technologies.

    Financiamento

  • FCC – Fall Competence Center

    O Centro de Competências em Quedas (FCC) do Fraunhofer AICOS tem como objectivo investigar todos os aspectos relacionados com quedas, incluindo a monitorização da actividade física humana e análise do movimento. O conhecimento reunido no FCC será aplicado em soluções viáveis baseadas em smartphones, não apenas para a detecção de quedas, mas também para a avaliação do risco de queda e prevenção de quedas.

    O projecto FCC Fall Risk Assessment está integrado no Fall Competence Center do Fraunhofer AICOS e visa avaliar o risco de queda de indivíduos que têm elevado risco de queda.

    Financiamento

  • FCCFAM

    Este projecto tem por objectivo desenvolver soluções integradas de monitorização de actividade, detecção de quedas e segurança e foi desenvolvido especificamente para a população idosa inserida na comunidade.

  • GSenses

    «Jogos sérios para smartphone para avaliação dos sentidos» é o título de uma tese de mestrado desenvolvida no Fraunhofer AICOS. Este projecto tem como objectivo criar uma aplicação para avaliar as capacidades visuais e auditivas dos seniores através de jogos sérios, para que esta tarefa seja o mais agradável possível e consequentemente o utilizador faça estas avaliações mais frequentemente.

  • ICT4Dgui

    A tese de mestrado/projecto da Fraunhofer AICOS “Recomendações de interfaces gráficas de utilizador para ICT4D” tem como objectivo estudar os elementos gráficos das interfaces de utilizador relativamente às diferentes culturas e níveis de literacia. O projecto insere-se no Centro de Competências ICT4D-Information and Communication Technologies for Development que se destina a utilizadores africanos e de áreas rurais.

  • Kinteract

    Kinteract é um projecto da Fraunhofer (integrado no Fall Competence Center) que utiliza conceitos de jogos para desenvolver aplicações para reabilitação física e terapia destinadas a seniores e a pessoas que sofreram Acidentes Vasculares Cerebrais ou lesões cortico-espinhais. Estas aplicações recorrem à utilização de sensores comuns para medir os movimentos do corpo, em especial os membros superiores e mãos.

  • Kinteract – Gesture recognition for natural interaction with applications

    O Kinteract foi desenvolvido tendo em mente o reconhecimento de gestos para controlar qualquer aplicação. Foram realizados testes com o objectivo de obter a reacção de idosos e saber que tipo de gestos o kinteract deveria estar preparado para detectar, de forma a que os gestos fossem intuitivos para este público-alvo.

  • KneeGraphy

    No âmbito da tese de mestrado “Classificação de artropatia do joelho através de vibro-artografia baseada num acelerómetro” (KneeGraphy), os investigadores estão a desenvolver um sistema baseado num acelerómetro para aquisição de dados do joelho e diferenciação entre um joelho patológico e um joelho não patológico, relativamente a osteo-artropatia. No futuro, este sistema poderá ser usado como uma ferramenta não invasiva para as pessoas com artrite da articulação do joelho.

  • LiteracyTracker

    No âmbito da tese de mestrado LiteracyTracker, os investigadores estão a desenvolver uma aplicação móvel para avaliar o nível de literacia de crianças da África Subsariana. A aplicação consiste num pequeno grupo de exercícios, em inglês, e de resposta rápida. A aplicação foi construída tendo em consideração as técnicas de jogos.

  • mActivityClassify

    O projecto “mActivityClassify – Classificação de actividades da vida diária em tempo real através do smartphone” visa criar um protótipo que permita recolher métricas relativamente a actividades da vida diária de doentes que estão a recuperar de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), para que seja possível uma avaliação mais precisa da sua evolução.

  • MalariaScope

    A Malária é um dos mais graves problemas de saúde pública em todo o mundo. Em 2010 foi responsável por cerca de 650 000 mortes, 91% das quais na região africana, sendo boa parte destes óbitos relacionados com diagnósticos errados ou tardios. Há, portanto, uma necessidade urgente de criar novas ferramentas que permitam um diagnóstico rápido e fácil da doença, especialmente em áreas em que acesso a cuidados de saúde é limitado.
    O projecto pretende criar uma solução baseada em smartphones que dê resposta a esta necessidade de diagnóstico. A solução poderia funcionar como uma primeira forma de triagem para laboratórios isolados, onde um técnico sem treino específico em termos de diagnóstico de Malária, pudesse recolher sangue de um paciente, preparar a amostra de sangue e usar o sistema para analisar o sangue e partilhar os resultados de modo a administrar a medicação apropriada.

    Parceiros

    Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge

  • MASPARK

    No âmbito do projecto MASPARK pretende-se desenvolver um sistema de estímulos sonoros relacionados com a velocidade e cadência da marcha, especialmente desenvolvido para as pessoas com doença de Parkinson. O outro grande objectivo do projecto é a avaliação da aceitação de um sistema deste tipo na vida diária e o seu impacto na qualidade de vida dos utilizadores.

    Parceiros

    Centro Médico Teknon, Espanha; Universitat Politècnica de Catalunya, Espanha.

    Financiamento

  • Melanoma Detection

    O principal objectivo deste projecto é desenvolver um protótipo de análise de lesões da pele através de um smartphone para ser utilizado pelos doentes. Consiste num sistema de auto-monitorização de recolha, processamento e análise da informação de lesões de pale através de uma classificação automática. Esta classificação é baseada na regra ABCD, que consiste em quatro aspectos relevantes para a detecção de cancro de pele: assimetria, bordos, cor e diâmetro. Para medir e quantificar estas características, foram desenvolvidos algoritmos.

    Parceiros

    IPO – Instituto Português de Oncologia Dr. Francisco Gentil, E.P.E.

  • Mobile Gesture-based Interaction Design Patterns for Older Adults

    Este projecto de investigação tem por objectivo ampliar o conhecimento existente relativo à interacção por gestos dos idosos com smartphones. Os idosos têm alterações cognitivas, psicomotoras e sensoriais que resultam do processo de envelhecimento. Estas alterações determinam características e necessidades diferentes das dos adultos.

  • mscWESEJ – Design of wearable sensing devices

    Esta tese de mestrado/projecto da Fraunhofer tem como objectivo estudar os factores que influenciam e determinam a criação de dispositivos “wearables” para seniores. Os factores estão relacionados com aspectos físicos, ergonómicos, psicológicos e de usabilidade. Todos estes requisitos serão tidos em consideração na co-criação de novos dispositivos de sensores wearables.

  • myAHA

    “O meu Envelhecimento Saudável e Activo” (myAHA) é um novo projecto Europeu que tem como objectivo reduzir a fragilidade física, cognitiva e social dos seniores. Os investigadores estão a desenvolver ferramentas para motivar os seniores a manterem-se saudáveis e activos. A solução vai intervir sobre diferentes factores como os hábitos dos seniores e aspectos relacionados com a sua saúde, nutrição, sono, actividades sociais e passatempos. A adopção de hábitos de vida activa por parte dos seniores permitirá reduzir o seu risco de doença.

    Parceiros

    Università degli Studi di Torino (coordinator), Fraunhofer Portugal AICOS, German Sport University Cologne, Gestió Socio Sanitaria al Mediterrani, Institute of Experimental Psychophysiology, Instituto Biomecanica de Valencia, Istituto Superiore Mario Boella, Johanniter Österreich Ausbildung und Forschung gemeinnützige GmbH, Kaasa Solution GmbH, Loughborough University, Universität Siegen, VitalinQ Healthy Lifestyle Support, JIN Co. Ltd., Seoul National University, Tohoku University, University of the Sunshine Coast.

    Financiamento

  • NeuropathyDetect

    “Detecção Precoce de Neuropatia Periférica em Doentes Diabéticos” (NeuropathyDetect) é o nome de uma tese de mestrado que visa analisar a marcha de pessoas com Diabetes, através de sensores, e que permitirá analisar os padrões de marcha. O seu objectivo é identificar sinais precoces de neuropatia periférica em doentes diabéticos.

  • Personal Finances App

    Este projecto da Fraunhofer visa criar uma aplicação para smartphone que ajude os seniores a gerir as suas finanças pessoais. A aplicação será construída de forma a colmatar as necessidades e preferências dos idosos, por isso, eles são uma parte fundamental em todo o processo de investigação.

  • PhysicAAL

    O principal objectivo desta tese de Mestrado é desenvolver jogos para seniores para Android e Google TV, utilizando um sensor Kinect. Os jogos são ferramentas de motivação e podem proporcionar exercícios de reabilitação para serem realizados no domicílio, reduzindo custos associados aos cuidados de saúde e aumentando a motivação do doente.

  • PIL – Precise Indoor Location

    É um sistema de localização dentro de edifícios baseado num smartphone, magnetismo e análise de marcha, o que permite infinitas possibilidades no âmbito dos Ambientes Assistidos (Ambient Assisted Living) e fora dele.

  • REMPARK

    O objectivo específico e final do projecto REMPARK é desenvolver um sistema de controlo capaz de identificar em tempo real o estado motor de pessoas com Doença de Parkinson e avaliar o estado ON / OFF / Discinesia durante o ambulatório. Pretende também desenvolver um sistema de orientação de marcha capaz de ajudar o doente em tempo real durante as suas actividades diárias.
    Num segundo nível, a análise inteligente de dados fornecidos pelo primeiro nível, com o apoio de um sistema de gestão da doença, vai permitir que o Neurologista responsável tenha acesso a informações precisas e confiáveis ​​para decidir sobre o tratamento que melhor se adapte ao paciente, melhorando a gestão da sua doença, em particular para ajustar a janela terapêutica.

    Parceiros

    Universitat Politècnica de Catalunya, Espanha (coordenador); National University Ireland Galway (NUIG), Irlanda; Centro Médico Teknon, Espanha; Fondazione Santa Lucia, Itália; Maccabi Healthcare Services, Israel; Telefonica Investigacion y Desarrollo SA, Espanha; M&M Qualtech Ltd, Irlanda; Neusta Mobile Solutions Group, Alemanha; Nordforce Technology AB, Suécia; Association Européenne pour la Maladie de Parkinson, Bélgica.

    Financiamento

  • S4S

    Smartphones for Seniors (S4S) é um projecto QREN que tem por objectivo criar uma aplicação para smartphone que melhore a qualidade de vida da população sénior, aumentando a sua qualidade de vida, promovendo a interacção social e fornecendo ferramentas que monitorizem a sua saúde de forma discreta.

    Parceiros

    Microsoft Software para Microcomputadores Lda, Portugal (promotor); Universidade de Aveiro, Portugal; Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal; WIT Software SA, Portugal; OPTIMUS – Comunicações SA, Portugal; DevScope – Soluções de Sistemas e Tecnologias de Informação Lda, Portugal.

    Financiamento

  • SAL – Service Assisted Living

    Este projecto está a ser desenvolvido em parceria com a Glint – Soluções de Saúde S.A. e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. O seu objectivo é criar soluções que permitam, por um lado, aos cidadãos/doentes terem um papel activo na gestão da sua saúde e, por outro lado, novos serviços de saúde de suporte aos profissionais.

    Parceiros

    Glintt – Healthcare Solutions, S.A.; FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

    Financiamento

  • SleepDiary

    Nesta tese de mestrado, os investigadores do Fraunhofer AICOS estão a desenvolver um sistema composto por sensores externos e por uma aplicação Android para smartphones que é capaz de analisar a qualidade e eficiência do sono. O sistema detecta flutuações nos padrões normais de sono e ajuda a estudar os problemas relacionados com o sono, tais como insónia, sonolência excessiva e perturbações do ritmo circadiano. O sistema deverá também ser capaz de analisar o sono usando apenas os sensores do smartphone.

  • SmartCompanion

    SmartCompanion é uma aplicação Android que foi desenhada especificamente para colmatar as necessidades da população sénior. Pretende estar disponível permanentemente para apoiar os seniores nas suas actividades diárias, através de ferramentas como aplicações para mensagens e lembretes de medicação. O SmartCompanion pretende criar dois eco-sistemas: um tecnológico em que os seniores podem usar diferentes dispositivos como smartphones, tablets, televisões, braceletes, sensores externos, escalas de peso, sistemas multimédia para carros, etc. Por outro lado, o SmartCompanion pretende suportar o eco-sistema social suportando a interacção de utilizadores primários (seniores) com cuidadores informais, família, amigos e cuidadores formais.

  • SmartCueing

    Este projecto/tese de Mestrado pretende desenvolver um sistema que ajude os doentes de Parkinson a caminhar melhor. Para melhorar a forma como os doentes caminham, são aplicados estímulos auditivos estabelecendo um determinado ritmo que é utilizado pelos pacientes como referência para ajustar os seus movimentos.

  • SmartFeet – ExerGames for Fall Prevention

    É uma aplicação de jogos para seniores baseada numa televisão e num smartphone. Esta aplicação encoraja os seniores a realizar exercícios de treino de equilíbrio, mobilidade e flexibilidade e desta forma reduz o seu risco de queda.

  • SmartMedBoxes

    SmartMedBoxes – “Monitorização de caixas de medicação através do uso de sensores wireless” é uma tese de mestrado que aborda o problema da não-adesão ao regime terapêutico pelos seniores. Para além disso, permite a monitorização da toma de medicação correcta, pois detecta a abertura das caicas de medicamentos. este protótipo é constituído por uma caixa de medicação, sensores e um smartphone e vai ajudar os seniores a cumprirem os esquemas terapêuticos prescritos, mesmo que sejam complexos para um idoso, uma vez que este protótipo evita que os seniores se esqueçam de tomar a medicação.

     

  • SmartMoves

    No âmbito do projecto SmartMoves, os investigadores do Fraunhofer Portugal AICOS estão  a usar sensores para medir a actividade física e os movimentos durante a marcha. O estudo dos parâmetros da marcha trará mais conhecimento que será aplicado nas áreas das quedas e da monitorização da actividade física.

     

  • Smartphone based human activity prediction

    Esta tese de Mestrado foca-se nos sensores de movimento para prever a actividade do utilizador. O reconhecimento da actividade humana através de sensores próximos do corpo tornou-se numa área de investigação importante, com o objectivo de criar ou melhorar aplicações inovadoras em áreas como a Saúde ou Fitness, por exemplo.

  • SmartRecovery

    No âmbito do projeto/tese de mestrado “SmartRecovery – Análise da marcha em doentes a recuperar de cirurgia de substituição total do joelho através de sensores”, os investigadores estão a desenvolver uma aplicação para avaliar e analisar vários parâmetros da marcha de doentes após cirurgia de substituição total do joelho. Esta aplicação permitirá efectuar uma análise quantitativa para medir objectivamente a melhoria funcional do doente.

  • SmartReminders

    SmartReminders é uma tese de mestrado em desenvolvimento no Fraunhofer AICOS. Este projecto consiste no estudo da utilização de sensores para detecção de movimentos dos braços e na identificação das actividades de comer ou beber. A população-alvo são os idosos, que desta forma podem usar os sensores para receber notificações sobre as refeições.

  • SousChef

    Este projecto tem como objectivo desenhar e criar uma aplicação para smartphone que forneça planos nutricionais de acordo com as recomendações nutricionais existentes e também que seja capaz de adaptar as recomendações geradas às características antropométricas e às preferências alimentares dos utilizadores.

  • STAlz

    STAlz consiste numa aplicação para smartphone que pode ser utilizada por médicos para personalizar e adaptar o tratamento de pessoas com doença de Alzheimer, ao mesmo tempo que ajuda a identificar melhor os possíveis problemas.
    Os médicos poderão utilizar dispositivos móveis para realizar testes remotos. Os doentes, por sua vez, poderão receber informação e executar testes definidos pelo médico que receberá e analisará a informação resultante dos resultados.

  • TouchSense

    Esta tese de mestrado tem como objectivo avaliar os padrões de uso de um smartphone pelos seniores. A informação extraída do ecrã do smartphone, do acelerómetro e do giroscópio é combinada de forma a detectar e caracterizar os eventos de toque no ecrã e melhorar a experiência de interacção com o smartphone. Esta informação será muito útil nos futuros testes de usabilidade, porque os algoritmos desenvolvidos detectam:
    -onde está o smartphone (numa superfície, a ser agarrado fixo ou em movimento);
    -todos os toques no ecrã;
    -força de impacto dos toques;
    -qual o dedo que está a ser usado para tocar no ecrã do smartphone (indicador ou polegar);
    -qual a mão que está a segurar no dispositivo (direita ou esquerda).

  • User interface design recommendations for fitting smartphone applications to persons with Parkinson

    Esta tese de Mestrado tem por objectivos estudar o efeito da doença de Parkinson na interacção com o smartphone e desenvolver um conjunto de aplicações para adaptar interfaces de smartphones a pessoas com Parkinson.