No passado, escrevemos uma notícia sobre o protótipo de detecção de Retinopatia Diabética do Fraunhofer AICOS. Este sistema constituído por um adaptador óptico acoplado a um smartphone com uma aplicação permite a detecção dos primeiros sinais de Retinopatia Diabética. Agora, damos a conhecer que estamos a realizar testes no hospital com doentes.
A aplicação processa as imagens do fundo do olho e detecta automaticamente micro-aneurismas, que são os primeiros sinais visíveis de Retinopatia Diabética. Esta solução móvel permite um pré-diagnóstico efectivo num contexto de não especialistas, o que significa que pode ser utilizado numa consulta médica regular, permitindo assim o diagnóstico e tratamento desta doença que pode causar cegueira.
Para testarmos a solução, temos realizado vários testes num hospital Português. Recolhemos imagens do fundo do olho de doentes com Retinopatia Diabética e estamos a avaliar a qualidade das imagens e a eficácia deste novo método. A amostra de doentes apresenta diferentes estádios de Retinopatia Diabética, desde os estádios iniciais até estádios mais avançados.
São boas notícias, especialmente hoje, Dia Mundial da Diabetes! A Federação Internacional de Diabetes (IDF) escolheu a Retinopatia Diabética como tema deste ano e criou a campanha “De olhos na Diabetes“, que tem como objectivo aumentar a consciencialização acerca da importância dos rastreios para uma detecção precoce desta complicação da Diabetes. A IDF sublinha que “a detecção precoce e o tratamento atempado da Retinopatia Diabética pode prevenir perdas de visão e reduzir o impacto da Diabetes nos indivíduos, nos seus cuidadores e na sociedade”. Na Fraunhofer, os investigadores estão a trabalhar para criar um protótipo móvel e de baixo custo, permitindo assim reduzir os custos associados aos rastreios, que poderá ser utilizado nos cuidados de saúde primários e nos países em desenvolvimento.
Daremos mais notícias sobre este projecto, seguramente. Estejam atentos!