Os sensores de usar no corpo – “wearables” – permitem a avaliação de múltiplos parâmetros e esta informação pode ser usada para prevenir quedas e gerir doenças crónicas.
Como estes dispositivos estão próximos ao corpo, é importante que sejam confortáveis e fáceis de usar. Uma vez que os seniores podem beneficiar bastante destes dispositivos, é necessário ter em consideração limitações físicas, ergonómicas, psicológicas e de usabilidade, para que se possa criar uma nova solução que pondere todos estes aspectos. Este é o propósito de uma tese de mestrado/projecto da Fraunhofer intitulada Design of wearable sensing devices. Os seniores do COLABORAR foram chamados a participar através da utilização de vários sensores já comercializados e da sua opinião acerca das suas preferências, permitindo aos investigadores implementar métodos de design participativo.
No final, os investigadores vão propor um novo dispositivo “wearable” que corresponda às necessidades e preferências dos seniores e que os ajudem a manterem-se seguros e independentes.