O que fazemos

Design centrado nas pessoas

Incorporamos o design centrado nas pessoas no desenvolvimento dos produtos. O utilizador está no centro do ciclo de vida do produto.  A equipa de Design Centrado no Utilizador da Fraunhofer AICOS trabalha em estreita colaboração com os voluntários da rede COLABORAR para perceber os requisitos do utilizador, perceber as suas necessidades e desenhar tecnologia que se adapta a cada público-alvo.  Podemos ajudá-lo a desenvolver um produto adequado ao utilizador, identificando os requisitos do utilizador e, no aspecto mais técnico, a conseguir o envolvimento dos parceiros no seu projecto.

 

Entre em contacto
  • Actividades de investigação sobre o utilizador

    Ajudamos familiarizar-se com os seus utilizadores, compreendendo os contextos em que eles vivem e trabalham e resumindo os padrões identificados. Fazemos isso tendo acesso a nichos populacionais, como idosos, profissionais de saúde, funcionários da indústria, etc. Também podemos recolher dados sobre parâmetros físicos, por exemplo.

    Utilizamos vários métodos para entender as pessoas, o comportamento humano, as percepções pessoais, as ideias, as necessidades, os desejos, as preocupações e a relação das pessoas com a tecnologia. Fazemos isso usando Estudos de Diários, Entrevistas, Questionários, Card sorting, Grupos Focais e Estudos de Campo. Se você está em dúvida sobre qual (is) método (s) escolher, podemos aconselhá-lo. Além disso, podemos planear toda a atividade; podemos, por exemplo, estimar o tamanho da amostra, seleccionar a configuração mais apropriada (laboratório versus campo), a duração das sessões, recrutar participantes ou criar um protocolo. Também podemos realizar actividades de investigação e analisar os resultados. Aprendemos muito ao longo dos anos – como moderar a actividade, lidar com os participantes, motivá-los e envolvê-los na actividade, para citar apenas alguns. Tendo a actividade realizada, é hora de fazer a análise e interpretação dos dados. Independentemente do método utilizado e se é uma análise qualitativa ou quantitativa, vamos analisar os dados e escrever um relatório valioso com os resultados.

  • Recrutamento de participantes

    Encontrar participantes em investigação pode ser uma tarefa difícil e demorada. Acredite, sabemos que isso pode desencorajar alguns investigadores. Mas podemos facilitar essa sua tarefa. Sabia que criámos a maior rede de utilizadores em Portugal? É COLABORAR. Temos a certeza de que os nossos voluntários irão ajudá-lo!

  • Métodos de avaliação

    Existem vários métodos de avaliação para escolher. Podemos proporcionar avaliações heurísticas e testes de usabilidade (pessoalmente ou remotamente). Podemos usar Eye Tracking, fazer testes de campo e experiências ao vivo, como testes para validar um algoritmo ou avaliar um protótipo em contextos reais. Se quiser realizar testes de validação com o protótipo de seu dispositivo médico, podemos planear e conduzir um estudo controlado randomizado ou um estudo observacional, por exemplo.

  • Apoio e consultoria acerca de questões éticas e legais

    Se o seu projecto envolve investigação com humanos, as normas éticas e legais devem ser cumpridas. Nós podemos guiá-lo em todo o processo. Vamos identificar os requisitos, conceitos e as suas obrigações. Em seguida, quando necessário, prepararemos o formulário de inscrição para uma comissão de ética para aprovação ética e acompanharemos a submissão.