Os investigadores do projecto FallSensing etiveram num centro de dia para conversarem com os seniores acerca de quedas em idade avançada.
Um grupo de seniores do centro participou nos testes do projecto, dando importantes contribuições. Nesta sessão, próxima do final do projecto, falámos de factores de risco de queda e de como a tecnologia pode ajudar os seniores a manterem-se activos através de exercício físico para treino de equilíbrio e de força muscular. Respondemos a perguntas sobre quedas e todas as pessoas partilharam as suas experiências com quedas. No geral, os seniores tinham si«ofrido pelo menos uma queda ou conheciam alguém que tinha caído. Estavam, por isso, sensibilizados para este problema e mostraram-se curiosos para aprender mais sobre formas de evitar quedas. Levámos um tablet e mostrámos a aplicação FallSensing para ilustrar como a tecnologia pode servir de assistência neste caso. Explicámos que, por um lado, os sensores do FallSensingajudam aavaliar o risco de queda e que a aplicação desenvolvida em conjunto com os sensores pode ser uma forma entretida de realizar exercício físico específico para a prevenção de quedas. Além disso, distribuímos folhetos criados pelos investigadores do FallSensinge apresentámos o Livro Digital Sobre Prevenção de Quedas do Serviço Nacional de Saúde.
A sessão teve muito sucesso porque foi muito participada e todos aprenderam um pocuo sobre como prevenir quedas. Os investigadores, por outro lado, compreenderam que este assunto continua a preocupar os seniores, bem como cuidadores, que estão receptivos a conhecer formas de prevenção de quedas.