No ano passado demos a conhecer a Tese de Mestrado KneeGraphy – Classificação de artropatia do joelho através de vibrografia baseada num acelerómetro. Agora, estamos contentes por partilhar convosco que o Dinis Moreira, o estudante que realizou esta tese, apresentou o seu trabalho numa prestigiada conferência internacional.
Este tópico foi apresentado no pHealth2016, a “13.ª Conferência Internacional em Wearables (dispositivos de usar junto ao corpo), Micro e & Nano Tecnologias para uma Saúde Personalizada”, na Grécia, de 29 a 31 de Maio. O sistema, baseado num acelerómetro para aquisição de dados, permite a detecção e avaliação de Osteoartrite do joelho, uma condição que afecta muitos seniores. A diferenciação entre um joelho patológico de um joelho não-patológico é feita através de sensores, o que constitui uma inovação no diagnóstico de Osteoartrite, por ser um método não invasivo.
O sistema foi inicialmente testado por alguns voluntários seniores que fazem parte da rede de utilizadores COLABORAR. O projecto continuou em desenvolvimento no Fraunhofer AICOS e mais tarde vários doentes de um hospital do Porto foram avaliados com este sistema. Os resultados dos testes de validação mostram boa eficiência na diferenciação de joelhos com Osteoartrite de joelhos não afectados. Não poderíamos deixar de partilhar esta notícia, pois achamos que as pessoas que colaboraram nos testes vão gostar de saber do sucesso do projecto. Agradecemos uma vez mais a ajuda que nos deram!
Muitos Parabéns pelo bom trabalho, Dinis!
Foto: Fraunhofer Portugal.