O COLABORAR é conhecido pela forma como facilita a interacção dos seniores com a tecnologia, principalmente com smartphones e tablets. Por outro lado, é reconhecido que as aplicações desenvolvidas no Fraunhofer AICOS são fáceis de utilizar e também divertidas. Por estes motivos, o COLABORAR foi convidado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) para participar na Feira Tecnológica para seniores, organizada pela SCML e pelo Fraunhofer AICOS. O evento decorreu em Lisboa, na Mitra – Pólo de Inovação Social, no dia 7 de Dezembro.
Durante o dia do evento, um total de quase 100 seniores, divididos em pequenos grupos, participaram na feira. Os seniores são utentes dos vários equipamentos da SCML e foram acompanhados pelos respectivos directores e técnicos das instituições. O evento contou ainda com a presença da Dr.ª Rita Valadas, Administradora da Direcção de Acção Social da SCML, e de uma comitiva do Governo de Cabo Verde.
O Fraunhofer AICOS apresentou na feira alguns dos seus projectos, nomeadamente o SmartCompanion, Avaliação do Risco de Queda, CogniPlay, ExerGames, SAL, SunPet e ChefMyself. O espaço foi organizado em cinco stands para que os seniores pudessem facilmente reunir-se em torno das mesas e experimentar o equipamento e as aplicações. Os investigadores e colaboradores do Fraunhofer AICOS demonstraram a utilização das aplicações, explicaram as suas funcionalidades e encorajaram os visitantes a experimentá-las. No final da manhã e no início da tarde, os visitantes puderam ainda assistir a uma demonstração do ChefMyself com o tablet e o robô de cozinha.
Os seniores mostraram-se bastante entusiasmados com as tecnologias apresentadas e tiveram uma visão geral das inovações que estão a ser feitas no nosso centro de investigação, tais como as aplicações para gestão da medicação e avaliação do risco de queda, os jogos para estimulação cognitiva e também os jogos sérios de exercício físico. Tiveram também a oportunidade de experimentar uma aplicação que ajuda as pessoas a ter cuidado com a exposição solar, ajudando a prevenir cancro de pele, e ficaram a saber que um smartphone pode ajudar a diagnosticar precocemente melanoma. Para além disso, ainda ficaram a conhecer um sistema que apoia os utilizadores seniores a fazer boas escolhas nutricionais e a cozinhar mais facilmente. Os participantes levaram para casa as nossas brochuras sobre o projecto COLABORAR e outros materiais elaborados para eles com dicas acerca de alimentos e nutrientes e também com conselhos práticos sobre prevenção de quedas.
Ficamos muito felizes por saber que no final do dia, aqueles que nos visitaram na Feira Tecnológica organizada pela SCML e pelo Fraunhofer AICOS ficaram a saber que os smartphones e os tablets têm muito mais funcionalidades do que alguma vez imaginaram e que todos foram capazes de interagir com estes equipamentos, executando os gestos que vêem os netos fazer. Achamos que estes nossos convidados da Feira Tecnológica terão um bom tópico de conversa sobre smartphones e tablets quando se reunirem com os familiares neste período de festas!
Nota: o COLABORAR agradece à SCML as fotografias gentilmente cedidas para este artigo.