Dia Mundial da Diabetes

Hoje, 14 de Novembro, é o Dia Mundial da Diabetes. A data foi estabelecida pela Federação Internacional de Diabetes com o objectivo de ajudar a aumentar a consciencialização para esta doença. A Diabetes é uma doença que afecta pessoas em todo o mundo e tem como complicações a cegueira, ataque cardíaco, insuficiência renal e amputação de membros. A cegueira e as amputações são consequência da Retinopatia Diabética e da Neuropatia Diabética, respectivamente. Os investigadores da Fraunhofer Portugal AICOS estão a desenvolver novas soluções para melhorar a detecção precoce destas duas complicações da Diabetes. Para assinalar a data, o COLABORAR destaca esses dois projectos:

  • EyeFundusScope – “Avaliação do risco de Retinopatia Diabética através de um dispositivo móvel baseado no processamento de imagem” consiste na utilização de um adaptador óptico acoplado a um smartphone com uma aplicação que processa as imagens do fundo do olho capturadas pelo adaptador óptico. A aplicação permite a detecção de micro-aneurismas, que são os primeiros sinais visíveis de Retinopatia Diabética, sem necessidade de ser realizado com recurso a equipamento especializado, o que permite um pré-diagnóstico de Retinopatia Diabética;
EyeFundusScope
  • NeuropathyDetect – “Detecção de Neuropatia periférica em doentes diabéticos” consiste na utilização de acelerómetros e de sensores de pressão plantar incluídos em smartphones para recolher dados da marcha que depois são analisados por uma aplicação móvel. Permite identificar sinais precoces de Neuropatia Periférica em doentes diabéticos que desta forma deverão adoptar medidas preventivas de lesão nos pés e ser acompanhados pelo médico, para melhorar o seu tratamento.
IMG_1736

Pode visualizar a reportagem da SIC Notícias sobre estes dois projectos da Fraunhofer Portugal AICOS abaixo.