O COLABORAR organizou sessões de teste para o projecto FallSensing. Este projecto resulta de um consórcio formado pela Fraunhofer Portugal, pela Sensing Future Technologies e pela ESTeSC – Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, e centra-se na avaliação de múltiplos factores de risco de queda e na implementação de programas de prevenção de quedas para indivíduos a partir dos 50 anos de idade, pois são o grupo mais afectado pelas quedas.
Os participantes chegaram cedo e com vontade de testar o protótipo. Os investigadores testaram os exercícios de rastreio do risco de queda e a fisioterapeuta da ESTeSC juntou-se a nós e conduziu os testes com a aplicação clínica. Seguindo as instruções da aplicação, cada participante foi avaliado quanto aos factores de risco de queda e depois, de acordo com o seu risco, a aplicação forneceu um plano de exercícios para prevenção de quedas personalizado. Durante os exercícios, os participantes usaram sensores inerciais nas pernas, para que os seus movimentos fossem monitorizados.
Esta aplicação tem potencial para ajudar pessoas a partir dos 50 anos a manterem-se fortes e a reduzir o seu risco de queda. Esperamos que esteja disponível num futuro muito próximo!
Pode ver mais informações sobre o FallSensing aqui: http://fallsensing.com/project.