Os investigadores do Fraunhofer Portugal AICOS têm estado a trabalhar no desenvolvimento de novas funcionalidades para smartphones e acabaram de testar algumas delas. Os seniores dos Centros de Dia e de Convívio ajudaram-nos nesta importante fase do processo de investigação e desenvolvimento.
O objectivo deste projecto é tornar os smartphones simples de usar para os seniores. Ao mesmo tempo, os investigadores pretendem que as interfaces sejam agradáveis e aspectos como a percepção, disposição e interpretação da informação também foram tidos em consideração, para que todos os seniores consigam usar um smartphone e tirar partido desta ferramenta.
Hoje em dia, os smartphones podem ser utilizados para muitas coisas, tais como: fazer chamadas, gerir a agenda, enviar mensagens e e-mails, gerir as finanças pessoais ou definir alertas para a toma de medicação. Para além disso, o uso regular e normal de um smartphone pode permitir monitorizar alguns parâmetros de saúde do utilizador e ser capaz de gerar dados importantes que apoiem os profissionais de saúde. Estas soluções visam melhorar a qualidade de vida e promover a independência dos seniores.
A julgar pelas opiniões dos seniores, estamos no caminho certo para criar um smartphone especial para seniores especiais!