No âmbito da Tese de Mestrado SleepDiary – Análise de padrões de sono e actividade nocturna baseada em sensores, os investigadores do Fraunhofer AICOS estão a desenvolver um sistema que permite medir a qualidade e a eficácia do sono com base nos dados adquiridos por sensores durante o período nocturno. O sistema é constituído por sensores externos ligados ao smartphone com a aplicação.
O sistema analisa autonomamente a qualidade do sono e detecta flutuações nos padrões normais de sono. Os resultados fornecidos pelo sistema são depois comparados com os dados da Polissonografia.
Os testes de validação foram realizados em ambiente hospitalar com doentes que usaram o sistema durante o período de sono nocturno (8 horas) e que simultâneamente realizaram uma Polissonografia.
O sistema deverá também ser capaz de analisar o sono usando apenas os sensores do smartphone e pode dar um importante contributo no estudo de problemas do sono, tais como insónia, sonolência excessiva e perturbações do ritmo circadiano.