Após terem sido realizados vários testes com seniores para validar a aplicação de avaliação do risco de queda, chegou a altura de testar a usabilidade da aplicação.
O Fraunhofer AICOS recebeu um grupo de seniores para nos ajudar a testar a aplicação de avaliação do risco de queda. Entre os participantes, havia utilizadores habituais de smartphone e também pessoas que não usam smartphone. Pedimos-lhes para executarem um teste composto por tarefas que incluíram a interacção com as interfaces, a resposta a questionários de avaliação de factores de risco de queda e alguns exercícios físicos, mantendo o telemóvel no bolso durante os exercícios. A aplicação analisou automaticamente os dados e forneceu uma avaliação de risco de queda, assim como alguns conselhos para prevenir as quedas.
A implementação desta aplicação permitirá aos utilizadores estarem informados acerca do seu risco de queda e realizar várias avaliações, uma vez que o risco pode mudar em função da condição médica do utilizador.