Mês: Fevereiro 2015

Reportagem da SIC sobre o piloto do AAL4ALL

Numa manhã fria de Fevereiro, a equipa do COLABORAR e da Fraunhofer Portugal encontrou-se com a Sr.ª e com o Sr. Medeiros na sua casa para uma entrevista/demonstração do SmartCompanion, na sequência da sua participação no piloto de grande escala do AAL4ALL.

20150220_sic

Os jornalistas da SIC chegaram à simpática casa e começaram logo a procurar os melhores ângulos para filmar.

O Sr. Fernando Medeiros mostrou como usar o SmartCompanion para gerir a medicação, recebendo lembretes no smartphone. Embora o Sr. Medeiros considere que não precisa de receber notificações para tomar a sua medicação, concorda que esta aplicação pode ajudar muito algumas pessoas. O Sr. Medeiros experimentou ainda a aplicação de detecção de quedas e até simulou uma “quase queda” dentro de casa.

A Sr.ª D. Ludovina Medeiros partilhou com os jornalistas que durante os dois meses que testou o SmartCompanion beneficiou da aplicação de monitorização da actividade física, que a ajudou muito a manter-se mais activa, uma vez que a aplicação a desafiava todos os dias a atingir a meta de exercício físico considerado saudável e também porque a manteve a par do seu nível de actividade diária.

No final das filmagens, pudemos provar uns deliciosos bolinhos de Gouveia, acompanhados de Vinho do Porto – «é uma casa portuguesa, com certeza»!

Vejam o vídeo da reportagem:

Entrevista do Sr. Baptista para o Jornal “Público”

20150219_publico

De vez em quando, pedimos aos participantes nos nossos projectos para falarem acerca das suas experiências de participação nos testes da Fraunhofer Portugal. Estas entrevistas e demonstrações para os meios de comunicação social são uma excelente oportunidade de divulgarmos os nossos projectos. Para os leitores/telespectadores, esta é uma forma de ficarem a conhecer as mais recentes novidades na área das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Recentemente, o Jornal “Público” entrevistou um dos participantes no piloto de grande escala do AAL4ALL – o Sr. António Baptista – na sua própria casa.

Depois das apresentações e de nos acomodarmos na simpática casa do Sr. Baptista e da sua esposa, a entrevista iniciou-se a partir de uma foto de família que despertou o interesse do jornalista. O Sr. Baptista falou da sua família, contou alguns episódios relacionados com o dia do seu casamento e falou-nos da mudança para a casa que ainda hoje habita. Estas histórias pessoais entrecruzam-se com os usos e costumes da época e com a história da cidade do Porto. Para a equipa do COLABORAR e da Fraunhofer foi muito agradável conhecer essas histórias.

O Sr. Baptista mostrou ao jornalista o telemóvel e foi explicando as diferentes funcionalidades da aplicação que ajudou a testar, dando sempre a sua opinião fundamentada acerca das mesmas e destacando as suas favoritas.

Leiam a entrevista na íntegra aqui.

 

Piloto de grande escala do AAL4ALL: fim da 2.ª fase

A 2.ª fase do piloto de grande escala do AAL4ALL já terminou. Nesta fase estiveram envolvidos 14 seniores, 4 cuidadores informais e 1 cuidador formal. No total, estiveram envolvidos 29 participantes nas duas fases.

20150218_aal4all_01

Acerca da sua experiência de participação, o Sr. Adriano Ferreira diz:

“Foi agradável a experiência. Aprendi a trabalhar com outro telemóvel diferente e mais avançado e estou disponível para a próxima experiência.”.

20150218_aal4all_02

O Sr. Fernando Silva Costa destaca a facilidade de utilização da aplicação: “Isso é fácil, por acaso. Tem lá tudo bem explícito. É de fácil manuseio.”.

20150218_aal4all_03

O Sr. Carlos Costa também pensa que a aplicação é fácil de utilizar e ajuda o utilizador a manter-se activo: ” Um indivíduo fica mais activo!”.

Os participantes no piloto foram utilizadores do SmartCompanion bastante entusiastas e gostaram da oportunidade de ajudar a testar uma nova aplicação que será muito útil para os idosos.

Testes para o projecto FCC – Avaliação do risco de queda

Foi uma semana preenchida com testes para os investigadores que trabalham no projecto FCC – avaliação do risco de queda!

20150216_FCC_01

Realizámos vários testes em 3 centros diferentes com seniores que apresentam risco elevado e risco reduzido de queda. Os participantes realizaram uma avaliação do risco de queda composta por uma avaliação física e por resposta a questionários.

Para além disso, usaram um smartphone durante o dia para monitorizar o seu risco de queda através de uma aplicação e de sensores do smartphone.

20150216_FCC_02

E também tivemos a oportunidade de recolher dados através do smartphone enquanto os seniores se divertiram numa festa de Carnaval! Todos os movimentos durante
o baile foram monitorizados.

Da próxima vez vamos precisar de um disfarce de Carnaval para podermos participar na festa!

20150216_FCC_03